VOLTAR

Reféns já foram liberados por índios guajajaras

Jornal Pequeno - http://www.jornalpequeno.com.br/
30 de Jun de 2009

As quatro pessoas que eram mantidas reféns desde quinta-feira (25), pelos índios guajajaras da aldeia Presídio Zutiua, em Arame (MA), foram liberados na noite desta segunda-feira (29). Além dos guajajaras, uma outra tribo da região liberou ontem mais três pessoas. A previsão é de que até às 12h eles já estejam voltando para Imperatriz.

Três funcionários da Seduc e uma técnica da Fundação Nacional do Índio (Funai) foram os quatro primeiros reféns dos índios. Os três rendidos ontem a caminho da aldeia Zutiua são um engenheiro e dois pedreiros de uma empresa de Imperatriz, contratada pela Seduc para fazer medições a fim de construir novas escolas na aldeia Guajajara.

Na quinta-feira (25), os índios reivindicavam apenas a reforma de uma escola destruída pela chuva. Nos dias seguintes, eles passaram a exigir, além da reforma, a construção de outras edificações, o reconhecimento de escolas por parte do MEC e a contratação de funcionários para a distribuição de merenda escolar.

Houve um acordo com os índios, assegurando a construção de três novas escolas na aldeia. O engenheiro e os dois pedreiros que foram feitos reféns ontem já estão fazendo o trabalho de medição na aldeia Zutiua e sairão juntamente com as outras quatro pessoas. As escolas deverão ficar prontas em 245 dias.

Na segunda-feira (6), César Pires, titular da Seduc, e outros representantes da secretaria se reunirão com as lideranças guajajaras para discutir mais detalhes sobre a educação indígena. (Da Redação do JP)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.