VOLTAR

Rede GTA pede audiência pública ao Riozinho do Anfrisio

GTA-Manaus-AM
16 de Ago de 2004

O agravamento das tensões no sul do Pará, assim como em toda a área de influência da BR 163 e da especulação fundiária gerada pelo complexo soja, está exigindo uma atuação mais decisiva dos governos e também da sociedade civil e entidades ambientalistas e de direitos humanos.

Assim sendo, a Rede GTA encaminha nesta semana ao IBAMA uma solicitação simbólica de todo esse processo: pede uma audiência específica para que possam ser ouvidos os moradores do Riozinho do Anfrisio.

A REDE GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), que participa ativamente dos debates e audiências realizados no processo de construção da proposta da BR 163 Sustentável, e vem por meio desta manifestar uma reivindicação surgida nos acontecimentos de extrema gravidade das últimas semanas.

Segundo,Maria Araújo de Aquino, Diretora-Presidente da REDE GTA, o aumento da pressão de pistoleiros contratados pela grilagem de terras na região dos rios Iriri, Curuá e Riozinho do Anfrísio, na região de Altamira, tornam prioritária e urgente a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para que as comunidades e famílias de ribeirinhos, pescadores, extrativistas e indígenas que estão nessas sub-bacias hidrográficas possam narrar a situação atual em que estão vivendo, de forma a orientar ações governamentais que controlem esses impactos na área de influência da obra.

Essa medida tem o apoio 513 entidades unidas pelo desenvolvimento justo e sustentável da Amazônia. Ambas, consideram que a audiência é fundamental para o bom andamento dos trabalhos de implantação do plano de trabalho da rodovia no aspecto de ordenamento

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.