VOLTAR

Recursos para a Amazônia

CB, Brasil, p. 16
01 de ago de 2008

Recursos para a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria amanhã o Fundo Amazônia, que será formado por eventuais doações, inclusive de outros países, destinadas a apoiar o combate ao desmatamento da floresta. O fundo ficará subordinado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Até o momento, foi acertada a doação de US$ 100 milhões pela Noruega, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O BNDES, no entanto, estima em US$ 1 bilhão o "potencial de contribuições" no primeiro ano de vigência.

"O próprio Ministério do Meio Ambiente, que foi o grande idealizador, preferiu confiar os recursos ao BNDES, exatamente porque temos experiência e credibilidade", disse ontem o chefe do Departamento de Meio Ambiente do banco, Eduardo Bandeira de Mello. Segundo ele, será formado um comitê para orientar o destino dos recursos, composto por membros do governo federal e de organizações não-governamentais. De acordo com o decreto, o novo fundo será destinado a financiamentos não reembolsáveis de ações que possam contribuir para a prevenção, o monitoramento e o combate ao desmatamento, além de promover a conservação e o uso sustentável do bioma amazônico.

CB, 01/08/2008, Brasil, p. 16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.