VOLTAR

Recuperação e proteção de nascentes em MT pode sair do papel

Ambientebrasil
02 de Fev de 2006

Recuperação e proteção de nascentes em MT pode sair do papel

Proposta elaborada no âmbito da Campanha 'Y Ikatu Xingu, que pretende proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso, obteve o primeiro lugar na seleção para financiamento de projetos ambientais no Cerrado e na Amazônia do banco HSBC. O resultado foi divulgado na última terça-feira (31). Ao todo, foram aprovados sete projetos de um universo de mais de cem concorrentes. Foi a primeira seleção de projetos ambientais realizada pelo banco.
Denominada "Quem vê só soja, não enxerga desenvolvimento - uma experiência de recuperação de nascentes e matas ciliares no Mato Grosso", o projeto de autoria do ISA - Instituto Socioambiental e da prefeitura de Canarana (MT) prevê cursos, oficinas, um diagnóstico participativo, recuperação e restauração florestal do Cerrado na área de influência do rio Marimbondo, na região de Canarana. As atividades estão previstas para iniciar em abril deste ano e seguem até março de 2007. Agricultores familiares, pequenos e médios produtores deverão participar do trabalho, que será desenvolvido em quatro áreas piloto de cinco hectares.
"Trata-se de uma articulação intersetorial para formação desses públicos e valorização do componente florestal nas propriedades", explica Rodrigo Junqueira, analista socioambiental do ISA e coordenador do projeto. Ele conta ainda que, paralelamente, deverá ser implantado um viveiro de mudas a ser administrado pela prefeitura de Canarana e que também será trabalhado como um importante componente de práticas educacionais voltadas às questões ambientais. "Esta é mais uma iniciativa articulada pela campanha como parte da nossa proposta de implementar projetos-pilotos que possam servir de exemplo para outras experiências de recuperação ambiental na bacia do Xingu".
Rede de projetos da bacia do Xingu no Mato Grosso começa a sair do papel. A rede de projetos de recuperação e proteção ambiental idealizada pelas organizações que integram a Campanha 'Y Ikatu Xingu finalmente começa a sair do papel. A comissão executiva do Subprograma PDA - Projetos Demonstrativos acaba de aprovar um deles - "Rede Conservação Socioambiental na Bacia do Xingu e na BR-163 no Mato Grosso". A iniciativa recebeu financiamento para um ano (de fevereiro de 2006 a janeiro de 2007) e deverá ser executada pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), com assessoria do ISA.
O trabalho pretende articular os dez projetos de proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares na parte matogrossense bacia do Xingu e na BR-163 que o PDA apóia, e outras iniciativas semelhantes que já estão ocorrendo ou virão a acontecer na região. Estão previstos encontros, visitas e outras formas de intercâmbio de informações e experiências entre técnicos e agricultores envolvidos nos projetos. A formação da rede é inovadora porque deverá reunir esforços de agricultores familiares, pesquisadores, fazendeiros e governo.
"Pretendemos colocar futuramente uma página específica, no site da campanha, voltada à rede e vamos criar um cadastro com as informações de todas as ações de proteção e recuperação ambiental na bacia no Mato Grosso", conta Daniela Jorge de Paula, analista socioambiental do ISA. Ela informa ainda que o lançamento da rede deve acontecer na primeira semana de março. No mesmo evento, deverão ser assinados os contratos dos sete projetos aprovados para a bacia no último edital do PDA/Padeq. "Queremos que as pessoas envolvidas nos projetos na BR-163 conheçam as experiências que já estão ocorrendo em Porto Alegre do Norte e em Confresa, na porção leste da bacia, por exemplo, já no primeiro semestre deste ano. Este tipo de intercâmbio pode inspirar novas idéias aos projetos que começam a ser implantados na região." A intenção é valorizar as experiências e os conhecimentos que estão sendo gerados dentro da própria bacia. (Oswaldo Braga de Souza/ Só Notícias/MT)

Ambientebrasil, 02/02/2006

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.