VOLTAR

Recuperação da Mata Atlântica é prioridade

MMA - www.mma.gov.br
26 de Mai de 2009

O governo vai promover a recuperação de 15 milhões de hectares de áreas devastadas de Mata Atlântica, dobrando, até 2050, a cobertura florestal do bioma mais degradado do País, com pouco mais de 7 por cento de sua cobertura vegetal ainda preservados. A medida está entre as prioridades do MMA e foi anunciada na sexta-feira (22) pelo ministro Carlos Minc, durante comemorações da Semana Nacional da Mata Atlântica 2009, no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo. Para alcançar essa meta, o MMA investirá na criação de corredores ecológicos, de mosaicos de áreas protegidas, criação de novas unidades de conservação, no estímulo à criação de RPPNs, no pagamento por serviços ambientais a pequenos agricultores, que se encarregariam de reflorestar margens de rios e encostas.

No sábado (23), durante palestra na mesa-redonda sobre legislação ambiental, no seminário que encerrou as comemorações da Semana Nacional da Mata Atlântica, em São Paulo, Minc anunciou que o MMA vai preparar uma cartilha para apresentar, em linguagem simples e direta, os principais pontos da Lei e do Decreto da Mata Atlântica, destacando não apenas os tipos de uso e ocupação proibidos mas também que atividades podem ser desenvolvidas e como elas devem ser realizadas. Ele frisou que o espírito do decreto que regulamentou a Lei da Mata Atlântica é justamente o de apresentar as formas de fazer o certo, e é a isso que o MMA, em parceria com as ONGs que atuam na região, devem dar toda publicidade.

"A legislação prevê vários tipos de ocupação e exploração econômica possíveis na Mata Atlântica, mas quase ninguém sabe disso. Os ruralistas estão inventando que vamos derrubar as macieiras e as parreiras das encostas, que vamos expulsar famílias de agricultores e outras barbaridades e com isso conseguindo apoio para defender seus interesses particulares. Vamos mostrar que a legislação protege os interesses maiores do país e defende os pequenos produtores. Num "momento político difícil" Minc destacou, no entanto, que vem conseguindo vitórias importantes frente ao MMA e antecipou aos participantes do evento algumas "boas notícias" que serão anunciadas oficialmente nas próximas semanas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.