VOLTAR

Recuperação da língua indígena em debate na UMinho

Correio do Mundo - http://correiodominho.com
26 de Mar de 2014

O Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da Universidade do Minho promove esta sexta-feira a conferência 'The Wampanoag: a unique experience in the recovery of a language', com o professor norte-americano Brian Franklin Head. A sessão inicia às 18h30, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas, no campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

A iniciativa inclui a exibição do documentário 'We Still Live Here', que mostra a recuperação da língua dos Wampanoag, povo indígena que reside no nordeste dos EUA, sobretudo no estado de Massachusetts. Os seus antepassados foram dos primeiros nativos a contactar com os colonizadores ingleses, os Pilgrims, e a dar-lhes ajuda. A língua do grupo caiu em desuso e, após um longo período de submissão e domínio, sucedeu uma ressurreição cultural sob a liderança do linguista Jessie Little Doe Baird, cuja filha se tornou uma das primeiras falantes de Wampanoag após um século. Atualmente há muitos falantes índios, seja como língua materna ou segunda língua, após o inglês.

O orador da conferência, Brian Franklin, é doutorado em Linguística na Universidade do Texas e já lecionou nos EUA, Chile, Brasil e Portugal, nomeadamente nas universidades do Texas, de Nova Iorque em Albany, Católica de Valparaíso, Federal do Rio de Janeiro, Estadual de São Paulo em Campinas, Coimbra e Minho. Já publicou numerosos trabalhos sobre linguística histórica e descritiva.

http://correiodominho.com/noticias.php?id=77076

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.