VOLTAR

Recua corte de mata virgem no AM

OESP, Vida, p. A23
17 de Dez de 2008

Recua corte de mata virgem no AM

Liège Albuquerque

Relatório anual das operações de combate ao desmatamento no Amazonas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aponta os mais baixos índices de desmate de mata primária dos últimos cinco anos. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Estado, com 1.558 km2 desmatados em 2003, neste ano perdeu 479 km2. Em 2007, foram 610,64 km2. Para o superintendente do Ibama no AM, Henrique Pereira, o resultado pode ser explicado pela falta de acesso rodoviário à floresta. "Quem desmata no Amazonas tem de desbravar mata virgem", disse. Além disso, a atuação conjunta dos governos estaduais e federal na fiscalização e autuação estaria funcionando. Este ano foram arrecadados R$ 382 mi em multas no AM.

"Com essa diminuição acelerada no desmatamento (no Amazonas), pode-se fazer uma projeção de desmate zero em 2015", estimou Pereira.

OESP, 17/12/2008, Vida, p. A23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.