VOLTAR

Receita com madeira pode superar US$ 1 bilhão

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Romerito Aquino
15 de Ago de 2003

O senador Tião Viana informou ontem ao ministro do Planejamento, Guido Mantega, que a perspectiva para o segundo governo do PT no Acre é ampliar de 25% para, no mínimo, 35% a geração própria dos recursos gastos pelo Estado. Segundo o senador disse ao ministro, quando Jorge Viana assumiu o governo, o Estado só gerava 5% de seus gastos, o que representava uma dependência de 95% da União para cobrir as suas despesas.

Tião Viana também estimou ao ministro que dentro de poucos anos, o Acre poderá estar gerando, só de madeira certificada, uma receita de mais de US$ 1 bilhão. Segundo o senador, esse é apenas mais um argumento sólido para o governo federal liberar recursos para os prefeitos e o governo do Acre investirem em infra-estrutura urbana e rural visando consolidar o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O senador lembrou ainda ao ministro que a economia acreana tem um imenso potencial de crescimento a partir das transações comerciais que o Estado passará a manter com o mercado de 40 milhões de consumidores da Bolívia e do Peru, que hoje compram carne e outros produtos da Austrália, Sudeste Asiático e Canadá, quando poderiam comprar esses produtos no estado vizinho de fronteira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.