VOLTAR

Rebio do Abufari protege 225 mil tartarugas da Amazônia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
01 de Abr de 2011

A Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, no Amazonas, acaba de apresentar o balanço das principais ações realizadas no ano passado. Segundo o documento, em 2010 foi feita a proteção e manejo de aproximadamente 225 mil filhotes de tartaruga da amazônia (Podocnemis expansa), espécie ameaçada de extinção, em uma única praia localizada no interior da Rebio.

Mais de duas mil tartarugas adultas foram salvas indiretamente com a apreensão de cerca de 50 redes de coleta de quelônios no interior da unidade. Aproximadamente 20 km de redes de pesca profissional e de coleta de quelônios foram apreendidos também dentro da unidade, somando mais de R$ 500 mil em apreensões de redes.

De acordo com o balanço, cerca de 120 quelônios adultos foram apreendidos em operações de proteção ao longo de 2010, recuperados do tráfico de animais e devolvidos a natureza. Mais de 40 toneladas de pescado ilegal foram apreendidas e doadas (doação acompanhada pelo Ministério Público, conforme orientação do TSE) para programas de assistência social sediados no município de Tapauá, Amazonas.

Também foram apreendidas duas toneladas de carne seca de jacaré-açu (Melanosuchus niger) e, pelo menos, 110 quilos de carne de outros animais silvestres, entre eles anta (Tapirus terrestris) e porco-do-mato (Tayassu tajacu). Todo esse material perecível - carne de caça - foi incinerado.

O total geral de apreensões de equipamentos em 2010, em consequência de infração administrativa ambiental, ultrapassou o montante de R$ 2 milhões. Entre os principais itens estão, embarcações de pesca profissional, apetrechos de pesca profissional, motores e armas de fogo.

Com relação às atividades de promoção do desenvolvimento socioambiental, a equipe da reserva buscou a aproximação com as populações tradicionais residentes na Rebio, tentando apoiar e solucionar dificuldades, necessidades e conflitos socioambientais vividos pelos mais de 1500 moradores.

Nessa linha, em 2010 a Rebio do Abufari iniciou a elaboração de um documentário sobre a realidade socioambiental - conflitos e oportunidades - dos 1500 moradores da reserva. Executou a primeira ação de educação ambiental realizada pelo ICMBio no município de Tapauá. A ação foi realizada com crianças e jovem do ensino básico e médio, em visita guiada na Rebio.

Todas as comunidades tradicionais do interior e entorno da Rebio foram visitadas, em muitos casos, essas foram as primeiras visitas realizadas pelos órgãos ambientais responsáveis pela gestão da unidade ao longo do tempo (IBDF, Ibama e ICMBio, respectivamente).

Ainda segundo o balanço, em 2010 foi iniciada também a formação do conselho consecutivo da Rebio e a elaboração do termo de compromisso, visando iniciar atividades relacionadas à elaboração do plano de manejo.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/rebio-do-abufari-protege-225-mil-tart…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.