VOLTAR

Reaprendendo os rituais

A Crítica-Manaus-AM
03 de Fev de 2002

No Centro Yakinõ, jovens indígenas que estão em Manaus ou próximo à cidade, como os ticunas, saterés, dessanas, organizam seus grupos de dança e, periodicamente, reúnem-se, para reaprender danças típicas quase esquecidas por eles, retomar o uso de instrumentos musicais e treinar apresentações que costumam fazer nos diferentes encontros nos quais os povos indígenas estão participando. De acordo com Ismael Tariano qualquer comunidade pode solicitar a apresentação de grupos de estudantes indígenas por meio do Yakinõ.

A abertura de um espaço onde os jovens indígenas podem dançar, cantar, conversar, criar tem se revelado altamente positiva para os índios que moram na cidade. "É uma proposta nova, muita coisa tem que ser melhorada, mas existe uma certeza de que já não estamos tão sozinhos e de que não ficaremos calados, guardando nossa cultura até que ela desapareça", dizem Ismael e Rafael Aderci, ticuna, um dos responsáveis pelo Centro Yakinõ. De acordo com eles, há um ânimo novo entre esses jovens no sentido de promover a arte indígena e vários talentos na dança, no canto, na representação começam a ser descobertos.

Para conhecer mais:
* O Centro Yakinõ está instalado na rua Bernardo Ramos, 60, Centro, Manaus
* Funciona de segunda à sexta-feiras, de 8h30 às 17h
* No centro é possível obter informações sobre a produção cultural indígena e fazer compras
* Telefone (92) 622.9124/637.6703
Fonte: Coordenação do Centro de Produção e Cultura Indígena Yakinõ

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.