VOLTAR

Reabertura de parque de DF é decisão do governo federal

24 Horas News
11 de Jan de 2008

A reabertura do Parque Nacional de Brasília, popularmente conhecido como Água Mineral, depende de autorização do Ministério da Saúde.

A afirmação é do secretário de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel, que anunciou hoje (11) que o macaco encontrado morto no parque não estava contaminado pelo vírus da febre amarela.

"O Ministério da Saúde é quem nos dará o sinal se poderemos ou não abrir os portões da Água Mineral. O Ministério tem em sua Secretaria de Vigilância a responsabilidade de controle da febre amarela em todo o país", declarou o secretário, que garante entrar em contato ainda hoje com autoridades federais para avaliar a possibilidade de reabrir o parque.

Maciel afirmou que o resultado negativo dos exames no macaco tranqüiliza o governo local. O secretário diz não acreditar que o parque seja reaberto ainda neste fim de semana, mas demonstrou ser favorável ao fim do fechamento.

"[Como não há] Presença de vetor no parque, nós estamos tranqüilos, em função do resultado dos exames histopatológicos [das vísceras]. Como morador de Brasília, que gosta muito da Água Mineral, gostaria de vê-la aberta."

Fechado desde o dia 28 de dezembro, quando macacos foram encontrados mortos supostamente por febre amarela, o Parque Nacional de Brasília é um dos principais centros de lazer do Distrito Federal.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela administração do local, mais de 260 mil pessoas visitam o parque anualmente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.