VOLTAR

Rap indígena Brô MC'S

Circuito Mato Grosso http://circuitomt.com.br//index.php
Autor: Anna Maria Ribeiro Costa
23 de Ago de 2018

Neste ano, o Brô MC'S comemora 10 anos de carreira. Desde que surgiu, vem ganhando espaço no cenário musical e cultural do Brasil e do exterior. Brô Mc's é um grupo de rap formado por quatro indígenas da etnia Guarani Kaiowa da aldeia Jaguapirú, Dourados, Mato Grosso do Sul. O grupo, composto por Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto, é considerado o primeiro rap indígena do Brasil e tem como proposta a valorização da cultura indígena. Suas composições, cantadas em guarani e em português, refletem o cotidiano vivido na aldeia: luta pela demarcação das terras indígenas, suicídios, preconceito, exclusão social, desigualdade, violência física.

Em maio deste ano, no Museu Weltkulturen, da aldeia para Frankfurt, Alemanha, participaram de seminários e workshops com escolas e a Universidade de Frankfurt e apresentaram seu trabalho em um show. No evento "Palavras Fortes - Alma Forte", o grupo indígena de rap trocou experiências sobre a cultura indígena e a cultura alemã, o papel da música, da poesia, da dança e da língua, do mundo globalizado. Estudantes da Popakademie Baden-Wurttemberg, conservatório público alemão de música popular, tocaram com os rappers indígenas.

O Museu Weltkulturen, que possui um acervo de objetos oriundos de diversas parte do mundo, incluídos artefatos de indígenas do Brasil, promoveu duas exposições relacionadas ao Brasil: "Entre Terra e Mar - Arte Transatlântica" e "Variações do Corpo Selvagem, fotografias de Eduardo Viveiros de Castro", esta última em colaboração com o SESC São Paulo.

As vozes dos rapazes indígenas em canções rappers poderiam ser ouvidas pelo Estado brasileiro, especialmente no ano em que a Constituição Federal completa 30 anos. Seria um caminho diferente para sensibilizar nossos governantes, já que a violência contra os povos indígenas - aumento do número de assassinatos, suicídios e mortalidade infantil - não é suficiente para tomada de sérias e urgentes decisões.

http://circuitomt.com.br/editorias/artigos/132803-rap-indigena-bro-mcs-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.