VOLTAR

Raoni leva guerreiros para a selva - Índios não aceitam mais agentes federais no Xingu

O Globo (Rio de Janeiro-RJ)
04 de Abr de 1984

O clima de tensão aumentou no Xingu quando os Kayapó Metyktire ouviram por rádio que agentes federais estavam preparando uma operação para resgatar a balsa sequestrada. Assim, os Metyktire não querem mais agentes federais em suas terras, e, com isso, a Superintendência da Polícia Federal no Mato Grosso informou que dois dos quatro agentes já deixaram a área.
O Secretário de Segurança, Oscar Travessos, criticou a passividade do presidente da Funai, Otávio Ferreira Lima, e declarou que o sertanista Sidney Possuelo, indicado como emissário da Funai, não encontrará facilidades para o contato com os índios, uma vez que mais de 20 caciques, com cerca de 200 guerreiros, se deslocam à área de conflito.
Em Brasília, a Funai, com medo de sofrer uma invasão dos 300 índios que participam do II Encontro Nacional de Povos Indígenas, pediu a proteção da Polícia, que cercou o prédio. Durante o encontro, as principais reivindicações das comunidades indígenas foram o fim do decreto da emancipação indígena, o fim do decreto que permite a entrada de empresas de mineração nas reservas e a revogação do decreto que tira a exclusividade da Funai de propor a demarcação das reservas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.