VOLTAR

Radios piratas atacam Dorothy

JB, Pais, p.A6
22 de Abr de 2005

Rádios piratas atacam Dorothy

SÃO PAULO - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Pará gravou programas de duas rádios clandestinas em Anapu (oeste do Estado) que atacam a missionária Dorothy Stang, morta em fevereiro, e o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) idealizado por ela.
As gravações foram feitas pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Mary Cohen, que visitou Anapu na semana passada. Cópias e transcrições das quatro fitas foram enviadas à CPT (Comissão Pastoral da Terra) e ao Comando do Exército, que mantém 40 homens na cidade, e também serão remetidas ao Ministério Público Federal.

Segundo a OAB, as rádios funcionam ilegalmente e são conhecidas como Anapu FM e 87.5 FM. A primeira delas, diz a entidade, funcionaria dentro da Câmara Municipal. A Anapu FM transmitiu sessão especial da Câmara, em 1o de abril, na qual os vereadores reclamam do trabalho da freira, da perseguição aos madeireiros e criticam o PDS. Em um dos trechos, Paulo Anacleto (PPS) diz, em discurso inflamado, que sempre foi contra as ações da freira.

- Hoje se fala em canonizar a irmã Dorothy, transformá-la numa santa. É um absurdo. Ela poderia ser santa lá na terra dela, mas aqui na nossa [terra]nunca foi e, para mim, nunca será. Morreria e morro sendo contra as ações que ela fazia aqui no nosso município - disse o vereador.

Aplaudido, o vereador continua: ''Milhões estão sendo gastos por causa da morte de uma pessoa. Está na cara que isso é manipulado por ONGs estrangeiras''.

Na seqüência, Apolinário Farias (PL) diz, na tribuna da Casa, que ''até o cão vai se assombrar quando esse PDS chegar lá no inferno''. No discurso, ele defendeu os madeireiros, que, para ele, abrem estradas e levam progresso à região.

A rádio também transmitiu mensagens de produtores rurais e comerciantes contra o PDS. Em um dos trechos, um comerciante, chamado apenas de doutor Damasceno, diz que nada justifica tirar a vida de uma pessoa, exceto num caso de legítima defesa, defesa de terceiros ou defesa de seu patrimônio.

- Se você mora num país em que não pode defender o que é seu, o que você está fazendo aqui? Se eu não posso defender minha propriedade, o que eu estou fazendo aqui? - diz.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Travessão do Água Preta, Josildo Alves de Freitas, disse que, ''se o PDS fosse bom, todo mundo teria aceitado e não era preciso empurrar goela abaixo''. Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, os vereadores e empresários promovem campanha para tentar transformar a imagem da freira Dorothy.

Eles querem criar clima para dominarem os pequenos agricultores quando o Exército sair - disse.

JB, 22/04/2005, País, p.A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.