VOLTAR

Quilombolas promovem Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais

Ciclo Vivo - https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos
09 de Ago de 2023

Quilombolas promovem Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais
Encontro nos dias 11 e 12 de agosto terá seminário, oficinas, venda de produtos da roça, apresentações culturais e almoço tradicional

Por: Natasha Olsen - 9 de agosto de 2023

A 14ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas já tem data marcada. Nos dias 11 e 12 de agosto a força e diversidade dos quilombos do Vale do Ribeira, em São Paulo, vão ocupar a Praça Nossa Senhora da Guia, em Eldorado.
Além promover as trocas de sementes e mudas e complementar a renda das comunidades pela venda de produtos agroecológicos dos quilombos do Vale do Ribeira, o evento é um momento importante para o debate de temas importantes, como a cultura e o manejo das roças tradicionais quilombolas. Atualmente, os quilombolas do Vale do Ribeira manejam cerca de 83 espécies florestais e mais de 70 variedades agrícolas em meio ao maior maciço de Mata Atlântica do país.
A Feira se tornou a principal atividade de preservação do Sistema Agrícola Tradicional (SAT) Quilombola do Vale do Ribeira, um conjunto de práticas e conhecimentos ancestrais das comunidades quilombolas, transmitidos através das gerações por meio da oralidade e observação em vivências práticas. Em 2018, o SAT Quilombola foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural brasileiro.
Equipe do podcast Casa Floresta na roça no quilombo Nhunguara, no Vale do Ribeira (SP). Foto: Pedro Hassan | ISA
O encontro é organizado há 13 anos pelo Grupo de Trabalho da Roça (GT da Roça), composto por dezenove Associações das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira e parceiros. Em 2022, na primeira edição presencial após dois anos de pandemia, a Feira recebeu cerca de 250 pessoas, no primeiro dia, e 450 pessoas no segundo, entre quilombolas, estudantes, parceiros e visitantes.
Com informações de Isabella Pilegis | Jornalista do ISA
Quer apoiar as comunidades quilombolas do Brasil?
Você pode contribuir com o ISA que há décadas trabalha com ações de comunicação, articulação e mobilização política na defesa dos direitos dos povos indígenas, quilombolas e das populações tradicionais. Os recursos da sua filiação serão direcionados para o Fundo de Defesa dos Direitos dos Povos, além de iniciativas para adesão de novos apoiadores.
Imagem: Reprodução | ISA
Leia também:
- 1.Série de podcasts 'Casa Floresta' traz indígenas, quilombolas e ribeirinhos
- 2.Primeira feira mensal de produtos quilombolas estreia em São Paulo
- 3.Rede de Sementes do Vale do Ribeira une quilombolas pelas florestas do futuro
- 4.Mulheres quilombolas lançam livro

https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/quilombolas-promovem-feir…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.