VOLTAR

Quilombolas do território Erepecuru aprendem técnicas de fotografia em dispositivos móveis

G1 https://g1.globo.com/
06 de Jul de 2019

Cerca de 40 jovens de diversas comunidades quilombolas do município de Oriximiná, no oeste do Pará, participaram de Oficina em Educomunicação. O evento realizado na comunidade de Boa Vista Cuminã, território Erepecuru, na última semana de junho, ensinou técnicas de fotografias em dispositivos móveis.

A oficina faz parte das ações do Programa Territórios Sustentáveis por meio do eixo Quilombola sob a responsabilidade da Equipe de Conservação da Amazônia - Ecam em parceria com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Oriximiná - Arqmo, que mobiliza e coordena os jovens para participarem das atividades que servem para gerar conteúdos para o canal Arqmo Identidade.

Para o presidente do FotoClube Tapajós, Ádrio Denner, ministrar oficinas de fotografia aos jovens quilombolas de Oriximiná, que este ano representará Santarém, no estado do Pará, em um projeto denominado Art & TUR por meio do Amazonian Connection, que retratará cidades homônimas no Brasil (Amazônia) e Portugal. tem sido uma experiência enriquecedora.

"A Amazônia é realmente encantadora. Rios que interligam pessoas, costumes, histórias, conhecimento. Estou muito feliz em desbravar lugares magníficos levando a fotografia e um pouco da experiência para tantos lugares. A fotografia é um instrumento de comunicação e de fato dialoga muitas vivências", falou o fotógrafo.

Segundo o coordenador das atividades da Ecam na região, Edwilson Pordeus, a educomunicação tem desenvolvido um papel importante na vida dos jovens quilombolas que ultrapassa a barreira do uso das ferramentas tecnológicas, redes e mídias sociais.

"A gente levou a mesma temática voltada a educomunicação realizada com o Capital Social, que é a fotografia em dispositivos móveis, desta vez com os jovens quilombolas onde buscamos falar não só de comunicação e educação, mas de ética, cidadania, direitos humanos e geração de renda. O objetivo maior é dar protagonismo aos jovens quilombolas e deixar eles contarem ao mundo as suas histórias", finalizou o coordenador regional da Ecam.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/07/06/quilombolas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.