VOLTAR

Quilombola é executado em Serrano do Maranhão

Mirante am (MA) - http://colunas.imirante.com/
04 de Out de 2011

O advogado da CPT/MA (Comissão Pastoral da Terra), Diogo Cabral e o coordenador da CPT/MA, Padre Inaldo Serejo, divulgaram carta informando e lamentando a morte de mais um quilombola em terras maranhenses. Desta vez a vítima foi Valdenilson Borges que teria sido executado no município de Serrano do Maranhão.

Leia a íntegra da carta divulgada pela CPT:

É com enorme pesar que comunicamos a morte de Valdenilson Borges, 24 anos, trabalhador rural quilombola do Quilombo de Rosário, Serrano do Maranhão, que foi executado barbaramente, em razão de conflitos envolvendo particulares e quilombolas, na manhã do último domingo, dia 02.10.2011, no quilombo de Rosário, com duas facadas no peito.

O autor do homicídio foi o sujeito por nome Edvaldo Silva, que se encontra foragido. Até o presente momento, não houve mobilização da polícia local no sentido de capturar o elemento.

A região de Serrano é uma das áreas do Estado do Maranhão onde há maior incidência de conflitos agrários envolvendo quilombolas e grileiros de terra. É, também, uma das regiões mais pobres do Maranhão, situada no litoral norte do Estado.

A CPT e o Movimento Quilombola da Baixada Ocidental Maranhense-MOQUIBOM têm denunciado atos de violência contra quilombolas do Maranhão, entretanto, nem o governo federal nem o governo do Maranhão realizam qualquer política a fim de proteger os direitos territoriais dos quilombolas maranhenses.

Mais uma vez, com a palavra as autoridades...

http://colunas.imirante.com/platb/jorgearagao/2011/10/04/quilombola-e-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.