VOLTAR

Questão indígena é analisada por especialista em seminário de comunicação

Folha Cidade News - www.folhacidadenews.com.br
13 de Out de 2008

O articulista do Estado de SP e do jornal O Globo e filósofo, Denis Lerrer Rosenfield, apresentou neste sábado (11), uma palestra no seminário "Comunicando sobre o Agronegócio", onde expôs sua visão sobre a questão indígena. De acordo com o articulista, há que se analisar a história de formação do povo brasileiro para se ter uma maior compreensão do assunto, e perceber de maneira mais profunda o papel dos atores sociais envolvidos no embate.

Rosenfield realizou uma abordagem histórica da atuação do Estado Brasileiro e da Igreja Católica relativa ao processo de colonização do País e atribuiu a responsabilidade da atual situação dos indígenas a essas instituições, que, segundo ele, tiveram papel fundamental no processo de aculturação destes povos.

Denis Rosenfield defendeu os produtores rurais, alegando que estes também são vítimas desta história, já que os movimentos sociais e os órgãos do Estado seguiriam uma ideologia de esquerda, que se opõe à propriedade privada.

O seminário "Comunicando sobre o Agronegócio" é promovido pela FAMASUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras de MS (OCB/MS) e Banco do Brasil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.