VOLTAR

Quem manda nas florestas públicas da Amazônia?

O Globo - https://www.spreaker.com/user/oglobo/ao-ponto-analitico
Autor: GARCIA, Edenise
15 de Mar de 2021

Quem manda nas florestas públicas da Amazônia?
Diretora de Ciência da The Nature Conservancy, Edenise Garcia explica como milhões de hectares de terras públicas são registradas como propriedade privada

O Globo
15/03/2021

Em todo o Brasil, existem 64,5 milhões de hectares das chamadas terras públicas não destinadas, segundo o Serviço Florestal Brasileiro. Em sua maior parte, são vastas áreas de floresta, muitas deles encravadas no coração da Amazônia, pertencentes aos estados e à União. Em tese, elas deveriam servir ao uso sustentável do solo ou à conservação. Na prática, uma parcela expressiva dessas terras, que ocupam 7,5% de todo o território nacional, transformaram-se em alvo fácil da grilagem, com impacto direto sobre o desmatamento e as queimadas. Em 2020, 18 milhões de hectares dessas terras públicas, ou seja, 28% do total, estavam registrados como propriedade privada no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), ou seja, foram ocupadas ilegalmente. Desse total, quase a metade (49%) pertencem a grandes propriedades, com produção de gado e corte ilegal de madeira de lei. E, apesar de essas áreas serem rastreadas por meio do Sicar e de imagens de satélite, as atividades ilegais são estimuladas pela falta de fiscalização. No Ao Ponto desta segunda-feira, episódio que integra o projeto "Um Só Planeta", a diretora de ciência da Organização The Nature Conservancy, Edenise Garcia, explica como o avanço de grileiros nas terras públicas prevalece no coração da Amazônia e quais são as alternativas para o uso sustentável destas terras públicas.
https://oglobo.globo.com/sociedade/um-so-planeta/quem-manda-nas-florest…

https://www.spreaker.com/user/oglobo/ao-ponto-analitico_162?utm_medium=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.