VOLTAR

Queimadas de agosto

O Globo, O País, p. 18
01 de Set de 2010

Queimadas de agosto
Número de focos sobe 571%

O número de focos de calor registrados no Brasil em agosto foi o maior dos últimos dez anos. No total foram encontrados 259.942 focos no país, 571% a mais do que em agosto do ano passado. Antes, o agosto com mais casos foi o de 2005, que teve 4% de focos a menos.

- A bruxa está solta - admitiu George Porto, coordenador geral de zoneamento e monitoramento ambiental do Ibama.

Do total de focos, 12% eram em unidades de conservação (12.271); 13% em terras indígenas, e 8% em assentamentos. Os estados mais afetados foram Mato Grosso (com 27%), Pará (26%) e Tocantins (13%). A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o número é expressivo, que o país vive um clima atípico, mas que os dados não significam que haja 259.942 focos de incêndio, já que os satélites registram o mesmo foco duas vezes, e, em alguns casos, não se trata de fogo, mas de rochas ou telhados de amianto.

O problema maior ocorre em parques, onde o fogo se alastra rapidamente. O Parque Nacional do Araguaia, em Tocantins, registrou 4.875 focos de calor em agosto. O da Serra da Canastra, em Minas, passou 17 dias queimando. Ontem ainda faltava controlar um dos focos. Dos 140 mil hectares de área, 84 mil foram destruídos pelo fogo. (Catarina Alencastro)

O Globo, 01/09/2010, O País, p. 18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.