SEDAM/RO - www.sedam.ro.gov.br
10 de Ago de 2009
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, participou na manhã desta segunda-feira (10) no gabinete do Corpo de Bombeiros, de uma entrevista coletiva com a imprensa local, com o objetivo de informar a população sobre os trabalhos que a Sedam e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais estão realizando para conter as queimadas em Rondônia.
Durante a coletiva, Brito apresentou dados recentes emitidos pela Coordenadoria de Geociências da Sedam, onde aponta por meio de relatório de monitoramento do mês de julho de 2009, a diminuição de 72% dos focos de calor comparado com os dados coletados no mesmo período de 2007 e 2008. O levantamento dos focos de calor no Estado de Rondônia apresentou resultados satisfatórios. Estes dados são disponibilizados pelo CPTEC/INPE, os quais são coletados e armazenados na base de dados da Coordenadoria de Geociência da Sedam, servindo de apoio para ações de monitoramento, fiscalização e educação ambiental da SEDAM.
Durante o mês de julho de 2009 foi verificado em todo o estado 149 focos de calor, representando uma redução de mais de 72% em relação ao mesmo período do ano de 2008 e mais de 80% em relação a 2007.
De acordo com os dados, nas Unidades de Conservação Federal, no mês de junho de 2009 foram detectados 11 focos de calor, representando uma redução de mais de 80% no número de focos de calor em relação a 2008. Nas unidades de Conservação Estaduais o mês de julho de 2009, mais uma vez não foi detectado nenhum foco de calor.
O mês de julho, conforme explicou o secretário, é considerado como um mês onde é comum o uso do fogo como prática agrícola, portanto o trabalho conjunto de ações voltadas para o controle de queimadas no Estado de Rondônia tem mostrado resultados positivos, com reduções significativas no número de focos monitorados e esse fator tem incentivado os técnicos da Sedam e o Comitê a trabalharem cada vez mais para diminuir os focos de calor."Queremos zerar as queimadas no Estado, e essa meta não está longe de acontecer", diz o Secretário Cletho Muniz de Brito.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.