VOLTAR

Queimada atinge 20 hectares no Parqueda da Chapada dos Guimarães

Gazeta de Cuiabá
10 de Ago de 2002

Pelo menos 20 hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foram queimados ontem, no km 50 da rodovia Emanuel Pinheiro, próximo à cachoeira Véu de Noiva. O estrago só não foi maior porque 14 brigadistas do projeto Ação Integrada iniciaram rápido o combate ao incêndio. Segundo o gerente do Parque, Gaspar Rocha, a equipe chegou no local às 10h30 e seguiu trabalhando até às 17 horas.

O volume de 12 mil litros de água, ou um carro-pipa, foi usado. Abafadores e bombas-costais, comportando 20 litros de água cada, eram os instrumentos dos brigadistas.

O relatório para avaliar o impacto sofrido e saber se há responsáveis não estava pronto até o fechamento desta edição, mas há suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por velas, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). "As velas seriam oferendas de candomblé", conta a agente administrativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Chapada, Ozana Ribeiro. No fim da tarde, o coordenador do Prev-Fogo, Romildo Gonçalves, e o capitão do Corpo de Bombeiros, Paulo Wolkmer, foram até Chapada para ouvir o relato do gerente do parque e concluir o relatório sobre o incêndio. "O documento será enviado ao gerente-executivo do Ibama de Brasília", afirma Gonçalves.

O projeto Ação Integrada une Ibama, prefeituras de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros para o combate a incêndios no Parque Nacional, áreas de proteção permanente e no perímetro urbano das duas cidades.
(-Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT-10/08/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.