VOLTAR

Queda de avião do Greenpeace mata sueca no Amazonas

OESP, Metrópole, p. A14
18 de Out de 2017

Queda de avião do Greenpeace mata sueca no Amazonas
Aeronave, de modelo Cessna 208 anfíbio, levava cinco pessoas e caiu na região do Arquipélago de Anavilhanas, em Novo Airão

Giovana Girardi, Marco Antônio Carvalho, O Estado de S. Paulo, e Márcia Oliveira, especial para o Estado

SÃO PAULO - Uma aeronave da organização não governamental (ONG) Greenpeace caiu na manhã desta terça-feira, 17, no Rio Negro, no município de Novo Airão, no Amazonas. A ocorrência foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com o Greenpeace, havia cinco pessoas a bordo e uma delas - uma sueca - morreu.
"Neste momento, estamos concentrando todos os nossos esforços em prestar assistência às vítimas e suas famílias e também em colaborar com os órgãos competentes que estão investigando o fato. O Greenpeace está em luto", informou a ONG por meio de nota.
O avião, de modelo Cessna 208 anfíbio, pousava em uma das ilhas do Arquipélago de Anavilhanas. Uma equipe da FAB foi destacada para acompanhar e investigar as circunstâncias da ocorrência.
Segundo o proprietário do barco Comandante Natal, que auxiliou no resgate dos sobreviventes, o trem de pouso do avião teria travado, o que ocasionou o acidente.
Novo Airão está localizado na região metropolitana de Manaus e tem 18 mil habitantes. Dentro do município está o Parque Nacional de Anavilhanas, considerada área federal de proteção com arquipélagos fluviais.
"A ação inicial é o começo do processo de investigação. São feitos registros fotográficos, partes da aeronave são retiradas para análise, relatos de testemunhas e documentos são colhidos", informou a FAB. "A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram."
No registro da Anac, consta que o avião, fabricado pela Cessna em 2009, tem como proprietário o Greenpeace Brasil. A classe é apontada como "Anfíbio 1 motor turbohélice" e decola com até 3,7 toneladas. A sua categoria é para serviços privados. A data de validade do certificado de aeronavegabilidade é 10 de agosto de 2021 e a inspeção anual de manutenção vale até o dia 3 de agosto de 2018.
A Anac informou que, conforme dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) da aeronave estavam válidos, ou seja, a aeronave estava regular e, portanto, apta a voar.
Em nota, o Consulado da Suécia em Manaus afirmou que está acompanhando todo o caso, tomando as providências que a situação requer e aguardando as informações oficiais da Embaixada da Suécia, em Brasília. A identidade da turista ainda não foi revelada.
Acidente
Em 23 de julho de 2015, uma aeronave da organização sofreu um acidente no Estado. O Cessna Caravan 208 de prefixo PR-PAZ caiu no Rio Negro, em Manaus. Na data, o piloto e um passageiro tiveram ferimentos leves.

OESP, 18/10/2017, Metrópole, p. A14

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,aviao-do-greenpeace-cai-no-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.