VOLTAR

Quantos povos indígenas existem no Brasil?

National Geographic Brasil - https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2023/06
12 de Jun de 2023

Quantos povos indígenas existem no Brasil?
Atualmente, os povos indígena correspondem a 0,4% da população brasileira e a maioria reside em zonas rurais da região Norte do país.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 12 de jun. de 2023, 12:55 BRT

Entre os países da América do Sul, o Brasil é o que conta com a maior população indígena. Segundo resultados do último Censo Demográfico realizado no país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, cerca de 0,4% dos cidadão brasileiros são indígenas, num total de 896. 917 pessoas.
Destes, pouco mais de 572 mil vivem em zonas rurais, sendo que 324.834 habitam as zonas urbanas brasileiras. Os dados estatísticos revelaram ainda que há populações indígenas em todos os estados brasileiro e no Distrito Federal.
Povos indígenas: quantos eram e quantos são?
De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental de defesa dos direitos socioambientais dos povos indígenas do Brasil, estima-se que na época da chegada dos europeus ao território hoje considerado brasileiro já viviam mais de mil povos indígenas, em um total somando entre 2 e 4 milhões de pessoas.
Atualmente, no entanto, existem 266 povos no território brasileiro, falantes de mais de 150 línguas diferentes.
Entre as regiões do país, segundo o IBGE, a Norte é a que concentra o maior número de indivíduos que se identificam como indígenas, com 305.873 pessoas. Isso é o equivalente a aproximadamente 37,4% do total. Dos estados do Norte, o com o maior número de indígenas é o Amazonas.
Ainda de acordo com dados do Censo realizado em 2010, o Amazonas também abrigava quatro dos municípios com maior população indígena: São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Santa Isabel do Rio Negro.
A população indígena do Brasil é contabilizada pelo Censo do IBGE desde 1991. Desde essa época, estima-se que a população indígena cresceu 150%, num ritmo quase seis vezes maior que o da população em geral.

https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2023/06/quantos-povos-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.