VOLTAR

Purus obtém autorização para explorar madeira

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
09 de jul de 2013

Os moradores da Vila do Céu do Mapiá, na Floresta Nacional (Flona) do Purus, localizada no município de Pauini, no Amazonas, acabam de obter um ganho importante: a primeira autorização para exploração (Autex) de manejo florestal sustentável comunitário.

O Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) da Flona foi aprovado em 15 de abril deste ano e contempla uma área de 1.000 hectares (ha), dividida em dez unidades de produção anuais. A primeira unidade a ser explorada tem 50 ha e vai beneficiar em torno de 200 famílias.

A iniciativa representa um grande avanço para a região, já que essa é a única exploração de madeira legalizada no extremo Sul do Amazonas.

Comunidade

Toda a equipe dos chamados "manejadores" fazem parte da comunidade, que constituiu a cooperativa CooperMapiá para desenvolver a atividade. A cooperativa promoveu capacitações para melhor explorar a área e minimizar os impactos que possam vir a serem causados durante os trabalhos.

A Associação da Vila do Céu do Mapiá é a detentora e responsável pelo PMFS. A madeira explorada nesse primeiro ciclo de corte será utilizada dentro da Flona do Purus para benefício dos comunitários.

Além da Flona do Purus, estão em andamento três planos de Manejo Florestal Sustentável Comunitário nas seguintes unidades de conservação: reservas extrativistas (Resex) Verde para Sempre (PA) e Chico Mendes (AC) e Flona Tapajós (PA).

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4118-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.