VOLTAR

PUCRS cria núcleo de estudos para disseminar cultura afro-brasileira e indígena

Planeta Universitário - http://www.planetauniversitario.com
23 de Ago de 2013

Com o objetivo de proporcionar instrumentos para a construção de uma sociedade democrática, de qualidade e que combata o racismo e todas as formas de discriminação, a PUCRS criou o Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Neabi). A iniciativa foi possível após a união do Grupo de Pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Indígena, das faculdades de Educação (Faced) e Teologia (Fateo) da PUCRS. O diretor da Faced, Marcos Villela, aponta nas atividades desenvolvidas pelo Neabi temas que podem ser adaptados nos currículos dos cursos de graduação da Universidade "Faremos um mapeamento daquilo que envolve pesquisa voltada aos indígenas e afro-brasileiros para viabilizar e oferecer suporte dessa necessidade cultural existente na sociedade", conclui.

Os coordenadores do Núcleo, Irmão Edison Hüttner, professor da Fateo, e Leunice de Oliveira, da Faced, acreditam que a iniciativa vai além do idealismo "Queremos um diálogo aberto e de interação em nível municipal, estadual e federal", garante a professora. Hüttner acrescenta: "A proposta é o Neabi se tornar referência no Estado e estimular novas maneiras de pensar a cultura afro-brasileira e indígena, por meio de pesquisas diferenciadas, regionalizadas e personalizadas".

Serão elaborados também materiais didáticos como livros, CDs, revistas e manuais para escolas de educação básica , e criados grupos para visitar aldeias e quilombolas e conhecer as particularidades e características de cada uma. O Núcleo promoverá ainda encontros mensais abertos à comunidade por meio do Alaubá Clube do Livro, grupo de Leituras e Literatura Africana. A ideia é ler e discutir obras de autores africanos que tenham relação com a contemporaneidade. O espaço conta com o projeto Neabi em Cena, onde questões culturais e religiosas dos indígenas e afro-brasileiros são postas em debate por meio de filmes, documentários e teatros. O Neabi fica no 2o andar, sala 220, no prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

Interessados em participar das atividades desenvolvidas podem entrar em contato pelo telefone (51) 3353-4850 ou e-mail neabi@pucrs.br.

http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.