VOLTAR

Puccinelli acusa Funai de ser omissa e incompetente

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=277715
Autor: Edivaldo Bitencourt
29 de Dez de 2009

Em entrevista exclusiva ao Campo Grande News, o governador André Puccinelli (PMDB) manteve o tom ácido em relação à Funai (Fundação Nacional do Índio), a quem responsabiliza pelos conflitos entre indígenas e produtores rurais no Estado.

"A Funai é omissa, incompetente e prepotente", afirmou, ressaltando que vem prestando assistência às aldeias do Estado, papel que caberia ao Governo federal. E voltou a alertar de que poderão ocorrer mortes no campo.

Destacou que a principal marca de sua gestão é competência, boa gestão dos recursos públicos e competência.

Veja a quarta parte da entrevista:

Campo Grande News -Uma questão problemática é a indígena. Como fazer para que no ano de 2010 não tenha conflitos entre índios e produtores rurais?

André Puccinelli - Comigo não há conflito. Tenho alertado o Ministério da
Justiça. Tenho dito a minha preocupação, não quero ver morte de índio, de branco, nem morte de ninguém.

Eu venho alertando que a Funai, por não conduzir bem o problema, por se omitir, não ir ao cerne da questão, estão deixando grassar o clima de tensão no campo.

O Governo André Puccinelli distribui 14.266 cestas de 27 quilos de alimentos por mês. O Governo André Pucccinelli construiu 13 escolas nas aldeias indígenas.

O Governo André Puccinelli fez 1.401 casas nas aldeias. O Governo André Puccinelli dá mil vales Universidade, sendo 120 para índios.

O Governo distribuiu 68 patrulhas mecanizadas, kits horta e kits pomar. Através da Agraer dá assistência técnica e extensão rural.

Ou seja, eu faço tudo o que o governo federal, através da Funai, deveria fazer. Eu sou chamado por ambas as partes para intermediar conflitos.

A Funai é omissa, incompetente e prepotente.

Campo Grande News - Qual a marca do Governo?

André Puccinelli - A marca do governo é de austeridade, do não desperdício e de boa condução da gestão pública, que tem sido elogiada pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Ministério da Fazenda.

O Ministério da Fazenda nos dá por três anos sucessivos porque não fazemos empréstimo para pagar o 13, como o anterior fazia.

Hoje nós temos condições de emprestar através do BNDES, BIRD, BID,
Pagar em dia nossas contas.

Marca de competência, de austeridade e ter conseguido infraestruturizar o Estado. Desde o segundo semestre de 2008, com inúmeras obras de magnitude que diversificarão a matriz econômica e nos colocam, de fato, rumo ao desenvolvimento.

Campo Grande News - E o empréstimo de US$ 300 milhões com o Banco Mundial será liberado quando?

André Puccinelli - Assinaremos o contrato entre fevereiro, março ou abril. Foi gestão em tempo recorde. Concluiremos a negociação em 12, 13 ou 14 meses.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.