VOLTAR

Público presente no desfile de 7 de setembro supera expectativas

Diário de Cuiabá - www.diariodecuiaba.com.br
08 de Set de 2008

Já haviam se passado alguns minutos das quatro horas da tarde. A população, que ainda chegava ao local, se acomodava nas arquibancadas. A disputa era pelo melhor lugar. O foco era a Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Ali, mais de três mil heróis - representantes de diversas etnias - passariam para comemorar um momento histórico: a Independência do Brasil.

Neste domingo (07), a Praça das Bandeiras, em Cuiabá, foi palco para mais um desfile cívico-militar de sete de setembro, realizado pelo Governo do Estado e Exército Brasileiro. Com o tema "Mato Grosso: Congregação de Etnias", o evento levou ao público tradição e patriotismo, proporcionando o encontro de culturas. Ao longo da avenida, mais de 30 mil pessoas se aglomeravam para assistir as apresentações.

As primeiras homenagens aos 186 anos de independência do Brasil vieram dos céus. A cinco mil pés de altura, três pára-quedistas do Exército pousaram na avenida trazendo as bandeiras do Brasil, Mato Grosso e Cuiabá, sob aplausos e gritos eufóricos das crianças.

Os helicópteros oficiais do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso fizeram um espetáculo à parte. As aeronaves utilizadas nas ações de segurança pública do Estado saudaram as autoridades presentes e, mais uma vez, atraíram a atenção do público para o alto. O estudante Lucas Nobre, 12 anos, que participa do projeto "Bombeiros do Futuro" se empolgou com as apresentações aéreas. "Os bombeiros são um exemplo pra mim. Quero ser um oficial", relata.

O espetáculo terrestre reuniu as fanfarras de 22 instituições, dentre escolas federais, estaduais e municipais. Crianças dos projetos executados nas bases de Polícia Comunitária, dos projetos "Bombeiros do Futuro" e "Rede Cidadã" caminharam ao lado de oficiais do exército, marinha e aeronáutica. Policiais civis, militares, federais e membros de outros projetos sociais também passaram pela avenida.

Um dos momentos mais aguardados do desfile foi a presença dos índios do Parque do Xingu, que formam a primeira Brigada Indígena de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais criada no Brasil. Para o cacique kaiapó, Megaron Txucarramãe, um dos líderes nessa iniciativa, participar do desfile dará visibilidade ao projeto e despertará o interesse de outras etnias indígenas para a preservação da natureza. "É importante mostrarmos que estamos preocupados com a nossa floresta. A intenção é multiplicar os guerreiros para que, nos próximos anos, tenhamos novos brigadistas desfilando", ressalta. Outros 55 índios de quatro etnias da região do Médio Xingu - Trumai, Panará, Kaiapó e Juruna - acompanharam a brigada no desfile.

Para alguns o desfile simbolizava algo novo, para outros, uma data aguardada o ano inteiro. A estudante do Colégio Tiradentes, Nabiane Souza, 14 anos, comenta que é a terceira vez que participa das comemorações. "Adoro desfilar, fico muito empolgada desde os ensaios iniciais", diz. Kaira Fernandes, 12 anos, desfilou pela primeira vez representando a mesma escola e já faz novos planos. "Fiquei muito ansiosa, ano que vem quero estar aqui novamente".

Márcia Carvalho, que levou o filho João Lucas de 9 anos para assistir as apresentações, comenta que levar uma criança a eventos cívicos é importante porque estimula na educação. "Trazer meu filho a um evento como este é consolidar as aulas de história, além de ser um momento de lazer", afirma a mãe. A estudante Mariana Almeida Gomes, 8 anos, assistiu ao desfile acompanhada da família. "É tudo muito bonito, estou adorando", comenta.

Após o desfile, o público pôde prestigiar shows com bandas regionais: Branco ou Tinto, Mandala Soul e Lynhas de Montagem.

Para a organização do evento, o público presente foi maior do que o esperado. "Superamos todas as nossas expectativas. Ano que vem trabalharemos por um evento ainda melhor", afirmou um dos organizadores do evento, major BM Paulo Wolkmer.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, explica que um grande esquema foi montado para garantir a segurança das famílias presentes. "O evento correu muito bem. Nossas viaturas, monitoramento aéreo e terrestre colaboraram para a segurança do local e bom andamento do desfile", avalia o secretário.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.