VOLTAR

Publicação traz resumo dos planos de conservação de cinco espécies ameaçadas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Rodrigo Abreu
11 de Mai de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de lançar Sumários Executivos do Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação de cinco espécies ameaçadas de extinção - papagaios da Mata Atlântica, tartarugas marinhas, sirênios, mamíferos da Mata Atlântica Central e espécies aquáticas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (RJ).

O Sumário Executivo é um resumo do PAN e traz a descrição das espécies, seus habitats, unidades de conservação onde elas ocorrem, ameaças, impactos e fatores que a levaram ao status de risco de extinção. Traça, ainda, os objetivos, metas, ações, período para execução e principais parceiros/articuladores envolvidos no processo.

Entre as 627 espécies da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, 144 estão contempladas nos 26 Planos Nacionais de Ação aprovados pelo ICMBio. Cada PAN é feito a partir de um diagnóstico do estado de conservação da espécie e em oficinas de trabalho, por meio de um processo de planejamento participativo.

Segundo o coordenador-geral de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, Ugo Vercillo, cada PAN constitui-se em uma ferramenta de gestão para conservação da biodiversidade, envolvendo um planejamento. "Neste caso, a sociedade - poluidores, consumidores e protetores - e o poder público dividem a responsabilidade pelas ações que efetivamente possam proteger a espécie do risco de extinção", destaca.

SERVIÇO:

O site do ICMBio publicará nos próximos dias matérias especiais sobre as ações de conservação previstas no PAN de cada uma das cinco espécies abordadas nos Sumários Executivos. Acompanhe!

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/854-publicacao-tr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.