VOLTAR

Publicação do ISA conta histórias de vida e experiências de agentes socioambientais em Mato Grosso

Instituto Socioambiental - http://www.socioambiental.org
Autor: Fernanda Bellei
22 de abr de 2010

Plantando Florestas, mudando vidas traz histórias de pessoas que protagonizam mudanças em suas vidas e em sua comunidade, por meio de iniciativas que consideram a diversidade ambiental e cultural dos lugares onde vivem. Os personagens das nove histórias têm duas coisas em comum: moram em municípios da região da Bacia do Rio Xingu e passaram pelas formações de Agentes Socioambientais, um dos eixos de atuação da Campanha 'Y Ikatu Xingu.

Os autores da publicação, Bruno Weis, Cristina Suarez Copa Velasquez e Rodrigo Gravina Prates Junqueira, optaram por entrevistar os personagens no ambiente em que vivem e dessa forma preservar a linguagem coloquial dos entrevistados, ajudando o leitor a penetrar na realidade dessas pessoas. As iniciativas citadas estão ligadas à valorização da terra e à agricultura familiar, o que se relaciona com os trabalhos de educação agroflorestal e de restauração florestal, incentivados pela Campanha 'Y Ikatu Xingu.

Uma das histórias de passa no município de Canarana, no Mato Grosso, onde três professoras - Lorinete de Marchi, Taís Regina Franceschet e Lisonete Fernandes - transformaram um terreno abandonado na área ocupada pela Escola Novo Lar e pela Casa da Criança em um centro de referência em educação agroflorestal. Foram construídos quatro canteiros com árvores e plantas nativas, que hoje fornecem frutas e verduras para a escola e a comunidade.

As ações práticas desenvolvidas após as formações, partiram dos próprios agentes, que muitas vezes já realizavam atividades com a terra e aplicavam práticas de bom uso do solo. Os depoimentos dos agentes são permeados por falas em que a vida pessoal de cada um se confunde com as experiências na comunidade. E isso pode ser considerado como um indicador do alto grau de envolvimento dessas pessoas nas ações empreendidas.

O livro custa R$15,00 e pode ser adquirido na loja do site do ISA ou no escritórios do ISA em Canarana e em São Paulo.

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3069

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.