VOLTAR

Publicação do ISA apresenta perspectivas de comunidades quilombolas

NEAD nº 433,
17 de Ago de 2008

Publicação do ISA apresenta perspectivas de comunidades quilombolas

Um mapa das dificuldades, demandas e potencialidades de 14 comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. É o que traz a publicação "Agenda Socioambiental de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira", resultado de um projeto desenvolvido pelo Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com essas comunidades da região do Vale do Ribeira, em São Paulo.
O projeto teve início com a aplicação de questionários socioeconômico e ambiental às famílias locais. Com duração de três meses, essa fase gerou um banco de dados que serviu de base para o diagnóstico participativo e ofereceu subsídios para discussões posteriores. Também forneceu dados para a criação das tabelas, dos gráficos e das listas de análises presentes no livro. Na fase seguinte, as informações foram debatidas e aprofundadas junto às lideranças e integrantes das comunidades quilombolas parceiras e participantes do processo. Essa etapa permitiu que os problemas e potencialidades fossem levantados em conjunto, apontando ações e indicando caminhos para solucionar as demandas.
O livro se divide em cinco capítulos: Bases da Agenda Socioambiental Quilombola, Territorialidade, A construção da Agenda Socioambiental, A Agenda Socioambiental Quilombola Geral, e A Agenda Socioambiental Quilombola Específica. Os dois primeiros capítulos contêm informações coletadas anteriormente. O terceiro capítulo explica as fases do projeto. E os últimos dois capítulos mostram as informações coletadas nos questionários e reuniões com agentes locais e comunidade em geral.
O último capítulo, Agenda Socioambiental Quilombola Específica, se constitui de dados de cada uma das seguintes comunidades: Sapatu, André Lopes, Nhunguara, Ivaporunduva, Galvão, Pedro Cubas de Cima e Pedro Cubas, Mandira, São Pedro, Porto Velho, Cangume, Bombas, Morro Seco e Poça. Cada parte contém mapas que apresentam informações de uso e mapeamento de terras, que permitem que as informações sejam acompanhadas e atualizadas de acordo com as mudanças de cada grupo quilombola. O livro ainda traz um CD-ROM com dados em formato digital.
A idéia de fornecer uma agenda de ações foi baseada nos princípios da Agenda 21 Global, rência Internacional ECO-92 e Rio 92. O apoio financeiro foi concedido através da linha de financiamento "Demanda Espontânea", que provêm do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente; além do apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ajuda da Igreja da Noruega através da Operação Dia do Trabalho (AIN-OD), e apoio logístico da Equipe de Articulação e Assessoria das Comunidades Negras do Vale do Ribeira (EAACONE).
O objetivo da publicação é criar condições para implementação de ações, originadas do poder público, organizações não-governamentais e comunidades, que preencham as demandas locais, resultando também na aplicação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável nessas comunidades.
Mais informações na página do ISA: http://www.socioambiental.org/home_html
A Biblioteca do NEAD possui um exemplar da publicação impressa disponível para
consulta local na sede do Núcleo, em Brasília (SBN Quadra 02 - Ed. Sarkis - Bloco D - loja 10 - Sala S2) SBN - Quadra 02, Bloco D, Lote 16, Loja 10 - Ed. Sarkis, 2o Subsolo - Asa Norte -Brasilia-DF - Cep:70.040-910

NEAD no 433, 17/08/2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.