VOLTAR

PT de Roraima pede urgência na homologação em área contínua

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: RIBAMAR ROCHA
16 de Abr de 2004

O Deputado Titonho Beserra (PT), presidente do Partido no Estado e o coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), do PT em Roraima, jornalista Pablo Sérgio, estiveram em Brasília - DF, nesta quarta-feira, articulando junto ao presidente nacional do Partido, José Genuíno a imediata homologação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol em área contínua.

O deputado continuou em Brasília e, de volta a Roraima, Pablo disse que há mais de dois meses o PT local havia deliberado que deveria articular e interceder junto à executiva nacional na tentativa de haver uma decisão o mais rápido possível.

"E nesta (quarta-feira) ontem tivemos a oportunidade de formular esse pedido ao presidente nacional do Partido José Genuíno e ao secretário da Presidência da República Luiz Dulce que o problema seja resolvido a curto prazo", disse.

De acordo com o coordenador de política local, o pedido foi no sentido de agilizar a definição para que não venha mais prejudicar o Estado.

"Entendemos que enquanto não definida essa questão o Estado continuará no marasmo, porque todas as definições positivas que poderiam ser desenvolvidas no Estado esbarram na indefinição da homologação", afirmou.

Por outro lado Pablo disse que, no encontro, reivindicou ações positivas para construir a infra-estrutura necessárias para o desenvolvimento do Estado.

"Que se homologue a Raposa/Serra do Sol em área contínua mas que, ao mesmo tempo, crie mecanismos para que o governo possa se consolidar num modelo sócio-político e econômico", afirmou.

Ao ser questionado se o PT defende a homologação em área contínua, mas com a manutenção da sede do município do Uiramutã, estradas e áreas produtivas, o coordenador foi enfático ao afirmar.

"Não é de competência, nem do governador nem do PT, definir de que forma será feita a homologação", disse e voltou a afirmar sobre a reivindicação que o Partido fez à presidência.

"Que defina de que forma vai ser a homologação e tanto o PT de Roraima como o governador Flamarion Portela vão encampar a decisão. Até porque confiamos na capacidade e amadurecimento político de nossos dirigentes de que a decisão a ser tomada possa beneficiar a todos que moram em Roraima, que atendam a índios e não índios" afirmou. "Claro que esperamos que a decisão não vá favorecer 100% aos dois segmentos, mas o importante é que seja dada logo uma definição para a questão", finalizou. (R.R)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.