VOLTAR

PSOL lança pré-candidatura de índio Kayapó a deputado estadual

Gazeta Digital gazetadigital.com.br
12 de Dez de 2017

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou Matudjo Metuktire Tapirape, indígena do povo Kayapó de São José do Xingu (1.200 Km a Nordeste de Cuiabá) como pré-candidato a deputado estadual, representando os povos indígenas de Mato Grosso. O lançamento ocorreu juntamente com a sua filiação, na noite de segunda-feira (11, na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat).

Matudjo conta com o apoio da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOI-MT), que deliberou a sua escolha como representante durante Assembleia Geral e Reunião Ordinária, realizadas em outubro, na aldeia Rio Verde, em Campo Novo do Parecis (396 Km a Noroeste de Cuiabá).

Na Assembleia estiveram presentes mais 800 indígenas, com 140 delegados representantes de 40 mil índios das 43 etnias do Estado. Na ocasião, houve um debate político sobre as principais reivindicações indígenas, formas de intensificá-las e a necessidade de eleger parlamentares indígenas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e para o Congresso Nacional.

Para Matudjo, o PSOL é um espaço político possível para o fortalecimento da luta dos indígenas, onde se possa construir uma candidatura que contemple as reivindicações de diversos povos indígenas do estado.
Ele entende que o trabalho dos deputados federais do PSOL, constantemente abordando a causa indígena, colocando-se contrários a PEC 215 (que trata sobre a flexibilização do direito constitucional de demarcação de terras indígenas) e também as recentes filiações e pré-candidaturas indígenas ao PSOL, mostram o alinhamento entre as questões abordadas pelo partido e a causa indígena. Até o momento, o maior exemplo de filiação indígena ao partido é o de Sônia Guajajara, pré-candidatura à Presidência da República.

O diretório estadual do PSOL de Mato Grosso acolheu a solicitação de filiação de Matudjo por acreditar que a causa indígena deve ocupar os espaços da legenda, de forma a contribuir nos debates políticos e na resolução dos problemas socioambientais do estado. Os povos indígenas são os protagonistas do uso coletivo e sustentável das terras no estado. Nesse sentido, os filiados vislumbram na candidatura de Matudjo a possibilidade de um grande passo na construção de um programa eleitoral para o PSOL em 2018.

http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/152/og/1/materia/52…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.