VOLTAR

Protocolo de Aleitamento Materno é discutido no Desai

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br
19 de Mai de 2009

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Departamento de Saúde Indígena (Desai) promove hoje (19), em Brasília, uma reunião para discutir a minuta de um protocolo de promoção e distribuição de alimentação complementar às crianças indígenas.

Segundo o diretor do Desai, Wanderley Guenka, que abriu o encontro, o documento visa basicamente a uniformização dos procedimentos adotados pelas áreas de nutrição e promoção da saúde indígena nas 26 coordenações regionais da Funasa.

Falando às nutricionistas que participam do encontro, o diretor lembrou que a iniciativa é de grande valia, uma vez que a ação na área nutricional se reflete também na formação da opinião pública. "Posso destacar, como exemplo, que a questão da desnutrição infantil nas comunidades indígenas, não afeta só a criança, mas toda sua família. Isso quer dizer que, quando uma criança está desnutrida, é quase certo que o resto dos familiares também sofre problemas de nutrição" acrescentou Guenka.

A proposta em discussão foi elaborada pela Coordenação Regional em Santa Catarina, por uma equipe supervisionada pela nutricionista Mariane Schneider, a partir de experiências vividas no trabalho diário com as comunidades da região. Estão presentes no debates, além de servidores de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Estão previstas também discussões com as coordenações do Norte, Nordeste e Centro-Oeste em datas a serem definidas.

O último item da pauta em discussão prevê o monitoramento das ações de vigilância alimentar e nutricional em 2009.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.