VOLTAR

Protesto de índios Tembé impede que servidores deixem aldeia, no PA

G1 - http://g1.globo.com
25 de Mar de 2014

Um grupo de seis funcionários da Funai e da Sesai ficou detido em aldeia. Manifestantes reclamam de condições precárias de saúde na região.

Um grupo de funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi impedido de deixar a aldeia Cajueiro, a 145km do município de Paragominas, no sudeste do Pará, durante protesto dos índios Tembé por melhores condições de saúde para as aldeias da região. Seis servidores são mantidos no local desde a manhã desta terça-feira (25), e os índios exigem a chegada de representantes do Ministério da Saúde (MS) para negociar a liberação do grupo.

Os seis funcionários que permanecem no local foram identificados apenas como Adelson, André e Davi da Funai; Valena, Saulo e Maria Aparecida da Sesai. Um deles, que preferiu não se identificar, informou que o protesto começou por volta de 9h da manhã. "Estava tudo tranquilo, até eles chegarem aqui e anunciarem que ficariamos até vir um representante do Ministério (da Saúde)" informou o funcionário.

O servidor afirmou que já participou de várias visitas realizadas de forma pacífica nas aldeias da região, e que não houve agressividade no protesto e na detenção dos funcionários. Entretanto, os manifestantes estariam apreensivos pelo atendimento das reivindicações, e os servidores detidos temem que a situação saia do controle na aldeia Cajueiro.

Entre as principais exigências dos manifestantes, estão o envio de medicamentos para a aldeia, equipamentos de saúde e a liberação da reforma da Casa do Índio (Casai) de Paragominas. De acordo com Valdeci Tembé, funcionário da Funai no município, a Casai funciona de forma precária: "não tem espaço adequado, e uma das manifestações é essa, chamar atenção pra melhoria do atendimento indígena" disse.

Os profissionais da Sesai participavam de uma reunião do conselho local de saúde na aldeia, e a equipe da funai os participavam de um levantamento de demandas na região da aldeia Cajueiro, em um programa da fundação destinado a melhorar a atividade produtiva das aldeias.

c/pa/para/noticia/2014/03/protesto-de-indios-tembe-impede-que-servidores-deixem-aldeia-no-pa.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.