VOLTAR

Proposta para ampliar Parque da Serra dos Órgãos será entregue semana que vem

www.ambientebrasil.com.br
Autor: Adriano Ceolin
13 de Abr de 2007

A proposta de ampliação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em oito mil hectares deverá ser entregue na semana que vem ao Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis. Localizado entre a Baixada Fluminense e a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, o parque aumentará em 76% da sua área atual (hoje é de 10,6 mil hectares).

A elaboração da proposta é uma parceria entre a coordenação do Parque e as organizações não-governamentais Instituto Terra Nova e a Cooperativa Estimular o Meio Ambiente. "Mas fizemos diversas consultas com as comunidades que vivem em torno da região", afirmou Ernesto Viveiros de Castro, chefe do parque.

De acordo com ele, a ampliação do parque foi motivada por pedidos das comunidades locais, como a "Cascatinha", que usa água de uma floresta de 230 hectares que ainda não está vinculada oficialmente ao parque. "A maior parte das terras pertence à Caixa Econômica Federal, que já se dispôs a doá-la", explicou.

Ernesto lembrou ainda que a atual área do parque não estava sendo suficiente para preservar algumas espécies como a onça parda e o macaco muriqui, o maior primata das Américas. "É uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no mundo", disse. "Desde 2000, nós estamos monitorando os muriqui que vivem no parque", completou Ernesto.

Ao todo, o parque abriga um total de 464 espécies (104 mamíferos, 280 mamíferos e 80 répteis), além de duas mil plantas. O Parque da Serra dos Órgãos ocupa posição central no mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense e no corredor de biodiversidade da Serra do Mar.

Outra questão que motivou a proposta de ampliação do parque foi a ocupação desordenada de áreas próximas. O parque abrange áreas de quatro municípios, que, juntos, têm uma população de 700 mil habitantes. Segundo Ernesto, há regiões de mananciais sendo transformadas em condomínios e favelas.

Depois de aprovada pelo Ibama, a proposta será encaminhada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e depois ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá assinar um decreto determinando a ampliação do parque entre maio e junho deste ano. (Adriano Ceolin/ MMA)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.