VOLTAR

Prontos para a guerra do controle remoto

O Globo, O País, p. 8
04 de Mai de 2004

Prontos para a guerra do controle remoto

BRASÍLIA.

Uma hospedaria da Funai para índios que visitam Brasília foi palco de uma briga no sábado à tarde. A confusão envolveu mais de cem xavantes e fulniôs e acabou com sete índios internados com facadas e golpes de tacapes e bordunas. A briga começou após os xavantes tomarem o controle remoto da TV das mãos de um fulniô que estaria bêbado, negando-se a mudar de canal. Insatisfeito, o fulniô quebrou a antena parabólica. Em pouco tempo, o quebra-quebra se ampliou e pôs em lados opostos as duas tribos.

A direção da Funai saiu ontem em defesa dos xavantes. O grupo de 60 fulniôs viajara a Brasília para pedir a demissão do presidente do órgão, Mércio Pereira Gomes. Fizeram protestos, semana passada, na Esplanada dos Ministérios e até tentaram invadir o Palácio do Planalto.

A Funai disse que os fulniôs usam drogas e álcool e irritam integrantes de outras tribos quando se hospedam na Casa do Índio, na cidade-satélite de Sobradinho. A contenda virou caso de polícia. Os xavantes expulsaram os fulniôs, que levaram a pior. Um deles teve um corte na orelha e outro recebeu diversas facadas no braço. Os fulniôs estão agora acampados em frente à sede da Funai.

O Globo, 04/05/2004, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.