VOLTAR

Prontas para a batalha

A Crítica(AM) - http://acritica.uol.com.br/
Autor: Adan Garantizado
26 de Nov de 2010

Neste final de semana os finalistas da sexta edição do Peladão Indígena serão conhecidos. Quatro jogos decisivos vão acontecer nos campos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a disputa entre as etnias promete esquentar. As mulheres entram em campo primeiro. Às 9h30, a Associação Esportiva Perdigão - atuais campeãs da categoria feminina - enfrentam as garotas do Kokama, no campo de número 2 da Universidade.

Às 10h30, no mesmo campo, Indígena Manaós e Hywi definem a outra finalista. Já os confrontos masculinos serão às 11h30. Kokama e Hywi Wató jogam no campo de número um. No mesmo horário, Karawara e Watyama disputam a outra vaga na decisão no campo dois da Ufam. As finais serão no dia 05 de dezembro.

Revanche
Caso as equipes do Indígena Manaós e A.E. Perdigão vençam seus jogos no feminino, um confronto que dividiu a família Marques no início da competição será reeditado. As irmãs Daniele, 24 e Niele, 26, são como unha e carne. Mas, justamente o Peladão - que é conhecido por unir todos os povos e boleiros por todo o Estado - foi responsável pela "separação".

Ao menos durante o jogo que marcou a abertura do torneio em outubro. Atacante do A.E. Perdigão, Daniele deixou o campo mais feliz, pois seu time venceu por 3 a 0 na ocasião. Restou à Niele, zagueira do Indígena Manaós, lamentar. "A turma não deu combate. Uma andorinha só não faz verão", esbravejou. Moradoras da comunidade São Félix, em Autazes, as irmãs tem o esporte nas veias. Daniele, inclusive, já foi campeã em 2008 pelo Hiwi. Para chegar nos jogos do Peladão indígena elas enfrentam uma verdadeira maratona.

A dupla pega uma lancha até o Careiro da Várzea e atravessa de Balsa até o porto da Ceasa. A união só acaba mesmo em campo. "Se tiver um lance que precise acertar ela não tem problema. Depois a gente conversa em casa", disse Niele. "Ninguém briga nem em campo nem em casa não", desconversou Daniele. Será mesmo? Dentro de campo, não.

http://acritica.uol.com.br/craque/Prontas-batalha_0_379162109.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.