VOLTAR

Projetos esportivos mudam a realidade indígena de Dourados

Dourados News - http://www.douradosnews.com.br/
24 de Fev de 2011

Há mais de 20 anos trabalhando voluntariamente à frente da Liga Esportiva Indígena Douradense de Amadores (LEIDA), o "professor" Livanir Machado Aquino afirma que ao longo dos anos o esporte tem mudado a realidade das aldeias Jaguapirú e Bororó.

"Hoje temos quase 200 crianças que participam de escolinhas de futebol masculino e feminino com apoio do Ubiratan, no campo do Seo Raúl. Incentivados pelo esporte, este jovens estão freqüentando assiduamente as escolas e conseqüentemente o número de incidente criminosos também tem reduzido entre eles" explicou Livanir.

Visivelmente empolgado com este novo cenário, o "Professor" disse que aos poucos as pessoas de fora da aldeia também tem mudado seu modo de pensar em relação aos indígenas.

"Hoje posso dizer que várias equipes de fora da reserva, inclusive de outras cidades vêm para participar de competições e confraternizar com a gente. Aproveito sempre a oportunidade para mostrar o lado bom da nossa cultura e que somos capazes de viver em paz. Isso prova que temos sempre muita coisa boa para oferecer", observou.

Livanir fez uma critica á imprensa local afirmando que alguns veículos são parciais e não mostram a verdadeira realidade dos fatos. "Tem gente que só vem aqui quando tem acidente, morte, roubo, ou qualquer outra coisa ruim. Disso o país está cheio, quero que mostrem o que acontece de bom também, pois não vivemos como eles mostram, temos nossas dificuldades, mas não vivemos na miséria", concluiu.

Exportiva do MS

http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=4035&anoMat=2011

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.