VOLTAR

Projetos da Fundação do Meio Ambiente colaboram para preservação da Fauna e Flora do Cerrado

Prefeitura de Palmas - http://www.palmas.to.gov.br
18 de Jul de 2015

Uma das grandes preocupações do município de Palmas com a preservação do Bioma Cerrado refere-se o alto índice de queimadas nessa região, por isso, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Defesa Civil de Palmas, lançou no último mês de junho a campanha Queimadas: Apague Essa Ideia, reforçada, nesta sexta-feira, 17, data em que se comemora o Dia Internacional de Proteção às Florestas.

"Esta campanha alia prevenção, através de ações educativas, capacitação de grupos definidos, de combate a focos de incêndio, tanto rurais quanto urbanos, por meio de monitoramento de focos de calor e ações da Brigada de Incêndio", destacou a presidente da FMA, Gerrmana Pires.

Projetos

Além da Campanha Queimada: Apague Esta Ideia, a Fundação mantém o projeto Taquarussu: Uma Fonte de Vida, que abrange a bacia do ribeirão Taquarussu, com 397 km2 de área total, e representa a principal fonte de abastecimento de água da população do município (cerca de 66%).

O projeto visa promover o manejo sustentável da sub-bacia do Ribeirão Taquarussu Grande, em conjunto com proprietários rurais, por meio de práticas de conservação e recuperação ambiental, buscando melhoria da qualidade de vida e aumento da quantidade de água na bacia.

Além de manter preservada grande parte da mata ciliar do córrego, os agricultores familiares que aderirem ao projeto serão considerados "produtores de água", recebendo uma compensação pelo trabalho prestado à preservação do Meio Ambiente.

Outro objetivo importante é a contribuição na regularização hidroambiental das propriedades rurais; o favorecimento da infiltração de água no solo e consequente incremento no volume do lençol freático; redução da turbidez da água e a redução no custo do tratamento da água captada.

Os parceiros da Prefeitura de Palmas neste trabalho são a The Nature Conservancy (TNC); Companhia de Saneamento do Tocantins (Odebrecht Ambiental | Saneatins); Fundação Boticário; Agência Nacional de Águas (Ana); Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e associações de chacareiros locais.

SMUC

O outro projeto, que se soma ao Taquarussu: Uma Fonta de Vida é o que trata da consolidação e implantação das Unidades de Conservação de Palmas por meio do Sistema Municipal de Unidades de conservação (SMUC); criado por meio da Lei Complementar no 155/2007. O Smuc é um programa de gestão qualificado para preservação e conservação de Unidades de Conservação (UC's). Atualmente estão em processo de consolidação, em Palmas, 13 unidades de conservação municipais: Unidade de Conservação Água Fria, ao longo do Ribeirão Água Fria; Unidade de Conservação Suçuapara; Unidade de Conservação Brejo Comprido; Unidade de Conservação Prata; Unidade de Conservação Tiúba; Unidade de Conservação Machado; Unidade de Conservação do entorno do Lago do Lajeado; Unidade de Conservação das Arnos; Unidade de Conservação Taquari; Unidade de Conservação Santa Bárbara; Unidade de Conservação Santa Fé 2ª Etapa;Unidade de Conservação Parque Municipal Serrado Lajeado; e Unidade de Conservação "Taquaruçuzinho".

"Estas Unidades tem o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida e para a sustentabilidade em nosso município", finalizou Germana Pires.

http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/fundacao-de-meio-ambiente/notici…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.