VOLTAR

Projetos Águas: Diretora de programa da CAFOD, visita comunidade em Roraima que recebeu sistema de abastecimento de água

CIR - https://cir.org.br
13 de Mai de 2024

A visita a comunidade indígena Itacutú, polo - base São Francisco, na região do Baixo Cotingo,terra indígena Raposa Serra do Sol, ocorreu no sábado (11). A região foi um dos locais com mais dificuldade de água acesso no período da seca.

Weronika Ozieranska, Oficial de programas da CAFOD no Brasil (Agência Católica para o Desenvolvimento Ultramarino), teve a oportunidade de conhecer o sistema de abastecimento de água potável implementado na comunidade, pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), por meio do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima, com o apoio da CAFOD. Fátima André, assessora ambiental do DGTA, também acompanhou a visita à comunidade.

A iniciativa trouxe mudanças na realidade dos moradores que, anteriormente, enfrentavam dificuldades de acesso a água, até mesmo para consumo.De acordo com as informações passadas pelos moradores, antes do projeto, a água usada era do poço artesiano, mas não era boa, tinha cor de gasolina e causava muitas doenças.

Conforme explicou Janilson de Lima, segundo tuxaua da comunidade, 13 famílias do centro são atendidas pelo sistema, instalado em setembro de 2023. Agora, a água é utilizada não apenas para consumo, mas, também para atividades como a preparação da merenda escolar.

O Projeto Águas, também é desenvolvido em, outras comunidades, com ações como, perfuração e limpezas de poços artesiano, entrega de filtro de barro e o tratamento de água. A parceria entre o CIR e a CAFOD, existe há mais de 20 anos e tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida e promover o bem viver nas comunidades indígenas em Roraima.

https://cir.org.br/site/2024/05/13/projetos-aguas-diretora-de-programa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.