VOLTAR

Projeto vai monitorar peixes-bois no litoral potiguar

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
09 de Mai de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Petrobras assinaram na segunda-feira (9) contrato para execução do Projeto de Monitoramento de Sirênios na Bacia Potiguar. O evento ocorreu, em Natal (RN), na sede local da petrolífera, com a presença do presidente do ICMBio, Rômulo Mello.

O projeto terá vigência de trinta meses - a partir deste ano até 2014 - e irá monitorar espécies de peixes-bois marinhos na faixa litorânea entre os municípios de Touros (RN) e Beberibe (CE). O valor do contrato é de R$ 3,83 milhões.

As atividades de monitoramento serão feitas através de sobrevoos para estimativa populacional da espécie e marcação dos sirênios com transmissores para telemetria via satélite. O objetivo é incrementar o conhecimento científico sobre a população dos peixes-bois marinhos da região.

O peixe-boi marinho ( Trichechus manatus manatus ) é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, classificado como "criticamente em perigo" pela Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Estima-se que existam atualmente apenas cerca de 500 indivíduos na natureza.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/845-icmbio-e-petr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.