VOLTAR

Projeto " Troca de Saberes" - intercâmbio entre EEIEB Etenhiritipá, povo Xavante e Escola CECI, povo Guarani - SP

Seduc/MT - http://www.seduc.mt.gov.br/
08 de Jul de 2010

Como num sonho o povo Guarani através de sua professora Jaciara vislumbrava um trabalho conjunto com professores de outra etnia, que pudesse fazê-los refletir sobre os caminhos de sua educação escolar e promover a troca de saberes tradicionais e escolares com este povo, com diferentes vivencias e interesses.

Foi assim que o projeto "troca de saberes" foi idealizado por Jaciara, professora do povo Guarani, estagiária da ONG Nossa Tribo e que através desta organização na pessoa de Rosa Gauditano, uma grande fotógrafa e parceira do povo Xavante da TI Pimentel Barbosa teve o incentivo para escrever seu projeto e apresentar a um edital do governo Estado de São Paulo.

Outro incentivo recebido foi que este intercâmbio acontecesse com o povo Xavante da aldeia Wederã, muito conhecido de Rosa, pois esta sabia da sua organização, cultura tradicional, terra demarcada, ponto de cultura atuante, dos diversos projetos realizados(incluindo intercambio escolar com as Universidade Americanas Yale, Illinois e a Brasileira UnB), da autonomia e dos valores da escola em trabalho conjunto com as lideranças, e o quanto isto iria fortalecer os jovens Guaranis na sua constante resistência em defesa de suas tradições.

Foi neste momento, no segundo semestre de 2009 que iniciaram as conversas entre a professora Jaciara e lideranças do povo Xavante: Cacique Cipassé e professor Caimi.

Tendo uma história de contato de 510 anos, o povo Guarani , guarda sua cultura, sua língua e seus valores, é uma das etnias mais numerosas do Brasil, somando 35 mil pessoas distribuídas na costa sul e sudeste do pais e no interior de Mato Grosso do Sul. A comunidade da professora Jaciara está localizada na menor aldeia do Brasil (aproximadamente 1ha) no Pico do Jaraguá em plena metrópole de São Paulo.
O povo Xavante(A'uwê Uptabi) da aldeia Wederã TI Pimentel Barbosa, localizada no município de Canarana MT, é parte de um povo com mais de 14 mil pessoas distribuídas no leste de Mato Grosso. Esta aldeia tem como ponto forte e estratégico seguir o caminho sonhado pelo grande líder Apowê. Missão dada aos seus filhos e netos de garantir a continuidade da cultura e do povo Xavante neste novo mundo com tantas fronteiras.

"É preciso aprender a conviver com os que chegam, e fortalecer o "ser" A'uwe Uptabi."

Cacique Apowê.

Portanto, este projeto veio ao encontro deste ideário de acolhimento da aldeia e de seus antepassados.

E foi através da escola que o projeto materializou com a coordenação da Diretora Severiá e pelos professores Leandro, Eurico, Ricardo e Rolf. Com a participação dos integrantes do Ponto de Cultura e da Associação Aliança dos Povos do Roncador, a primeira parte do projeto se deu com a vinda de 18 alunos Guarani do 6 ao 9 ano, a professora Jaciara, a anciã Eunice e o pajé Sebastião de 17 a 21 de junho de 2010.

Através do Projeto "Sala de Professor" da EEIEB Etenhiritipá, as professoras formadoras do CEFAPRO de Barra do Garças Luciana Deluci e Luciene Rosa, participaram do planejamento, da organização, da realização e da avaliação das atividades deste intercâmbio, que se desdobrará nas atividades docentes para este ao letivo, em que estas vivencias serão problematizadas e inseridas no currículo escolar de forma interdisciplinar e contextualizada.

As atividades realizadas durante a estadia dos Guarani na aldeia Wederã:

* Visita na aldeia: Estrutura, Formato, Ambiente
* Apresentação no Warã - Conselho Tradicional Xavante
* Rodas de História: Contação de História pelos Anciãos
* Pescaria de timbó
* Conversa sobre o Sauri
* Corrida de Maratona: Sauri
* Apresentação do Documentário: Saúde e Nutrição Xavante
* Dramatização sobre o treinamento do guerreiro Guarani
* Cantos e Danças Xavante e Guarani
* Fotos e filmagens pelos alunos
* Oficina de cultura material: esteira, arapuca, colares, pratos, cestas, cordinhas, pintura(durante esta oficina, os alunos Guarani entrevistaram os professores)
* Preparação de prato tradicional Guarani: chipá(pão Guarani)
* Avaliação do encontro no Warã e troca de Presentes.

Os estudantes Guarani sentiram-se seguros e com liberdade no espaço tradicional Xavante e durante todas as atividades, curiosos, participantes, desafiados a conhecer os limites de seu corpo e de sua espiritualidade. Todos saíram enriquecidos, com conhecimentos, interação e vivencias. Ansiosos pela próxima etapa que acontece em outubro\10 com a ida dos alunos e professores Xavante a Aldeia do Pico do Jaraguá em SP.

Para o Povo A'uwe Uptabi e o povo Guarani o que é inédito neste intercambio escolar é que todo o projeto foi sonhado, idealizado e executado por esses dois povos indígenas. São exemplos de atividades educacionais que fortalecem e reafirmam os povos indígenas deste milênio, em pleno século XXI, a partir de uma escola diferenciada, multicultural, multibilingue e de qualidade. É o primeiro encontro, pois é um projeto de futuro e de vida.

(Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2009)

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=376&cid=10005&parent=0

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.