VOLTAR

Projeto sobre história indígena e escravidão negra é lançado na Paraíba

G1- http://g1.globo.com
19 de Out de 2016

Acontece nesta quarta-feira (19), às 19h, no Auditório do Museu Assis Chateaubriand, em Campina Grande, o lançamento de dois livros-catálogos e dois DVDs resultantes do projeto "Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices Referentes à História Indígena e Escravidão Negra no Brasil", sendo um livro e um DVD para cada temática.

O projeto, patrocinado pela Petrobras e coordenado pela professora Juciene Ricarte Cardoso, com a participação de 50 pesquisadores técnicos, selecionou mais de 136 mil verbetes do período de 1581 até 1843 de milhares de documentos organizados do acervo do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, em Portugal.

Dentre os documentos oficiais analisados estão cartas, relatórios, requerimentos, cartas régias, alvarás, provisões, consultas, relatos de viagens e outros da burocracia administrativa portuguesa que tratavam de questões indígenas e da escravidão no Brasil colonial.

Da seleção inicial, foram listados seis mil verbetes abrangendo todas as capitanias e que faziam alusão aos manuscritos coloniais, os quais possibilitaram a captura de imagens digitalizadas. O arquivo final com imagens relativas à história indígena totalizou cerca de 27 mil imagens digitalizadas e 3.117 verbetes. Já no que diz respeito à escravidão negra, totalizou cerca de 27 mil imagens digitalizadas e 3.034 verbetes.

O material selecionado foi base para a organização e a publicação de dois livros-catálogos temáticos e dois DVDs. A gravação de verbetes em áudio, inédita no que diz respeito a documentação relativa a questões étnicas, objetivou propiciar o acesso a portadores de limitações visuais.

O patrocínio da Petrobras ao projeto, por intermédio do Programa Petrobras Cultural, faz parte da linha de atuação "preservação e memória", que engloba iniciativas relacionadas à recuperação e à preservação de patrimônio imaterial, à organização de acervos em museus, arquivos e bibliotecas, ao restauro de patrimônio edificado e à conservação de sítios arqueológicos.

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/10/projeto-sobre-historia-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.