VOLTAR

Projeto prepara comunidades indígenas para o Enem

Imperatriz Notícias - http://www.imperatriznoticias.com.br
Autor: Lara Oliveira
18 de Out de 2011

Há poucos dias para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o projeto coordenado pelos professores da Ufma Glória Freitas e Antônio Neres do curso de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Naturais, prepara alunos de comunidades indígenas para a prova do Enem que será realizada no próximo fim de semana 22 e 23 de outubro.

O projeto teve início com uma primeira etapa realizada em agosto na comunidade São José. A segunda etapa é o cursinho que começou nessa segunda-feira (17) e termina no dia 20, quinta-feira. Em cada dia serão lecionadas matérias diferentes.

A proposta do projeto é para que sejam preenchidas as 8 vagas destinadas para cotas indígenas no campus da Ufma em Imperatriz-MA, pois há muito tempo essas vagas estão ociosas.

Para a professora e realizadora do projeto Glória Freitas, essa é uma ótima oportunidade para os indígenas ingressarem em um curso superior e ressalta o papel social da universidade."Nossa proposta é fazer uma reflexão dentro da Ufma sobre porque a gente não vem lidando melhor com a ocupação dessas cotas indígenas. A universidade tem um compromisso social", diz a professora.

Indígenas

Herbeth Krikati, de 23 anos, apesar de se identificar com o curso de Ciências Contábeis, ainda não decidiu que curso quer fazer. Terminou o ensino médio ano passado e é a primeira vez que irá fazer uma prova de vestibular. "É uma boa oportunidade que a Ufma está oferecendo, para gente ter uma ideia de como é a prova do Enem. Estou gostando muito da oportunidade porque estou aprendendo mais", fala Herbeth.

Ozeas Guajajara sonha em cursar Enfermagem, já que trabalha em sua comunidade como auxiliar. Fez o curso pelo Profae (Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem) em Amarante-MA e pretende fazer o curso superior para se profissionalizar ainda mais. "To gostando da iniciativa, pois to me preparando mais, já que nos anos passados não tivemos essa oportunidade, espero que das próximas vezes seja mais dias de aulas" afirma Ozeas.

Prata da casa

As aulas serão ministradas pelos próprios alunos da Ufma, do curso de Pedagogia, Ciências Naturais e Ciências Humanas e do Projeto Conexão de Saberes, que agrega alunos de outros cursos, como Enfermagem e Jornalismo.

O aluno Salim Cardoso do 3o período do curso de Ciências Naturais, que ministrará aulas de Física, se dispôs a ensinar mais a essas comunidades e ainda fazer o papel de professor. "Fomos preparados a adequar as questões para o cotidiano deles. É importante, pois acho que a sociedade tem um déficit com os indígenas. À medida que a gente dedica um pouco do nosso tempo ao semelhante, estamos fazendo o verdadeiro ideal do professor", disse Salim.

http://www.imperatriznoticias.com.br/noticias/geral/4073-projeto-prepar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.