VOLTAR

Projeto para reduzir preconceito aos índios em MT é classificado em SP

Midianews-Cuiabá-MT
12 de Set de 2002

O projeto Valorização da Cultura Indígena, respeito, cidadania e diversidade cultural da professora Maria Veridiana Silva Ribeiro, da Escola Municipal Marechal Rondon, de Cuiabá foi classificado entre os nove melhores de um total de 210 de todo o país.

O projeto de Veridiana está sendo exposto nesta quinta-feira (12) no SESC Vila Mariana, em São Paulo. A professora de Cuiabá concorre ao primeiro lugar do prêmio "Educar para a Igualdade Racial: Experiência de Promoção de Igualdade Racial/Étnica no Ambiente escolar".

O trabalho da professora aborda o preconceito que seus estudantes tinham dos Índios. Bastou participar de uma viagem através do Intercâmbio Cultural Cidade/Aldeia para que os alunos conhecessem a realidade indígena.

Segundo Veridiana, o trabalho premiado foi desenvolvido na área de História. O trabalho é a Valorização da Cultura Indígena, respeito, cidadania e diversidade Cultural. A professora explica que seus estudantes tinha idéia estereotipada dos indígenas: só comiam peixe, moravam em ocas e andavam nus. Para acabar com essa idéia deformada, ela levou um grupo de estudantes de 9 a 12 anos a aldeia Umutina, na cidade de Barra do Bugres.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.