VOLTAR

Projeto forma professores indígenas em Rondônia

Radioagência NAcioal/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Maíra Heinen
20 de Jan de 2015

Em Rondônia, um projeto tem formado professores indígenas de todas as etnias do estado para dar aulas nas comunidades.

O projeto Açaí tem duração de 3 anos e já está na terceira edição, que começou neste mês de janeiro.

Em 2015, 120 futuros professores dos 54 diferentes povos do estado estão matriculados. Os profissionais formados ficam aptos a ministrar aulas para educação infantil e do primeiro ao 5o ano do ensino fundamental.
Realizado em Presidente Médici, interior de Rondônia, o curso tem oito fases e busca a formação para atuação intercultural e histórica na própria etnia.

O coordenador de Educação Indígena da Secretaria de Educação de Rondônia, Flávio Gonçalves, explica a importância da atuação desses novos professores nas aldeias.

SONORA

Uma das modalidades obrigatórias do projeto é o aprendizado da língua materna. A disciplina se baseia na preservação do universo sociocultural de cada povo. As aulas são bilíngues e, geralmente, ministradas por professores indígenas.

Em 2014, 136 professores se formaram pelo projeto, que possui recursos federais, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e é executado em parceria com o governo do estado.

Ouça Mais

http://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2015-01/projeto-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.