VOLTAR

Projeto facilita acesso de índios às universidades

24 Horas News-Cuiabá-MT
06 de Mai de 2003

As universidades públicas deverão matricular todos os indígenas aprovados na seleção de vestibular, independentemente da classificação obtida. Essa é a sugestão do Projeto de Lei 615/03, do deputado Murilo Zauith (PFL-MS), que está na Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias. A proposta visa garantir proteção aos índios brasileiros, sem prejuízo das vagas abertas para os demais alunos.

De acordo com o autor do projeto, a discussão sobre mecanismos de proteção às minorias já é grande, mas pouco tem se falado dos indígenas, que, em sua avaliação, são parte importante da nossa história. O parlamentar lembra que, além de sofrer com a escravização, muitos foram exterminados em guerras genocidas.

Murilo Zauith explicou que a proposta pode parecer irrelevante para alguns estados, mas, em algumas unidades federadas, como no Mato Grosso do Sul, os indígenas constituem parcela significativa da população. O parlamentar lembra que eles "sofrem, como outras minorias, o estigma racial, do preconceito e da pobreza". Por esses motivos, o deputado assinala que, no momento em que o Brasil se abre às políticas de ação afirmativa, os indígenas precisam ser atendidos, com a implantação de ações de inclusão social.

A proposta aguarda, na Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, a apresentação de emendas e a designação de relator.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.