VOLTAR

Projeto de transposição do rio Amazonas para Sudeste será apresentado para Dilma

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com
Autor: Izabel Santos
05 de Ago de 2015

O governador do Amazonas voltou a defender a ideia e garantiu que o impacto ambiental não prejudicaria o maior rio do Brasil

O governador do Amazonas, José Melo (Pros), voltou a defender o rio Amazonas como solução para a crise hídrica no Sudeste do Brasil. Melo revela que o ponto de onde a água captada é o Estreito de Breves, no Pará, e garante que já encomendou um estudo de impacto ambiental sobre a obra. O governador garantiu que vai apresentar a ideia à presidente, Dilma Rousseff, em um próximo encontro.

"O trabalho que mandei fazer indicou que apenas 1% da água do rio Amazonas seria o suficiente para abastecer as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste", assegura. "Um por cento não tem absolutamente nenhum impacto sob o rio Amazonas e seus afluentes pelo grande volume d'água que ele tem. Do ponto de vista ambiental, é perfeitamente factível", completa.

A ideia vem sendo defendida por José Melo desde o início desde 2015. "Acho que uma saída para a crise hídrica do Brasil é levar água daqui dando uma compensação financeira bem grande para o nosso Estado", observou.

Em matéria publicada pelo Portal Amazônia, em fevereiro, especialistas criticam a ideia dizendo que seria uma operação complexa e onerosa para o consumidor final. No entanto, o governador considera a iniciativa algo fácil. "Transportar água é a coisa mais fácil do Mundo", disse se referindo as obras realizadas há 50 anos nos Montes Urais, entre Europa e Ásia. Na opinião de Melo, 'tubos e bombas de recalque' seriam o bastante para levar água do Norte para o restante do País.

Rio Amazonas

O rio Amazonas é um dos maiores do Mundo. Nasce no Peru, percorre os estados do Amazonas, Amapá e Pará, onde deságua no Oceano Atlântico. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o rio tem 6.992,06 quilômetros de extensão, sendo superior ao rio Nilo em quase 140 km. A vazão chega 209 mil metros cúbicos por segundo.

O fornecimento de água para o Sudeste também seria uma nova fonte de recursos para o Amazonas e para o Pará. Segundo Melo, alguém teria que pagar para que o Amazonas desenvolvesse atividades econômicas paralelas e manter os recursos naturais.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/proposta-para-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.