VOLTAR

Projeto de Mapa Cultural para os povos do Tumucumaque (PA) é oficializado

Site da Funai
08 de Abr de 2002

Foi assinado às 17h e 30min de hoje, entre a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque (Apitu) e o Amazon Conservation Team (ACT), convênio relativo ao mapeamento cultural dos povos do Parque Indígena Tumucumaque. Estavam presentes na solenidade, o Presidente da Funai, Glenio da Costa Alvarez, o coordenador do ACT, Vasco Marcus Van Roosmalen e o presidente da Apitu, Ariné Waiana Apalai, além das testemunhas.

O objetivo do projeto é criar um mapa cultural que transmita aos não-índios as tradições de todas as comunidades que vivem na região. O mapa vai ter utilidade também para a identificação dos índios, na língua nativa. A criação do Mapa Cultural Tumucumaque foi baseada nos mapas culturais das etnias Kamayurá e Yawalapiti, do Parque do Xingu, e da aldeia Tiriyó, localizada, parte no Suriname e parte no Pará. A conclusão do mapa está prevista para o fim do ano.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.